Brasil inicia hoje a vacinação contra febre aftosa

A vacinação contra febre aftosa começa hoje, dia 15, em dois estados brasileiros, Amazonas e Pará, sendo que no Amazonas deverão ser imunizados 1,325 milhão de animais e 20,111 milhões no Pará neste primeiro semestre de 2017, segundo divulgação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que, no primeiro semestre deste ano, sejam imunizados.

No Amazonas, 41 municípios devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a doença a partir desta quarta-feira nesta primeira fase, uma vez que a vacinação neste estado será realizada em duas etapas e está dividida em duas áreas, como a zona livre com vacinação e a não livre. Na zona não livre, ao longo do Rio Amazonas, o período começa hoje e termina em 30 de abril. Já na zona livre com vacinação, no sul de Canutama e Lábrea, a imunização deve ocorrer entre 15 de abril a 15 de maio, e na Boca do Acre e Guajará, de 1º a 30 de maio. No Amazonas foram vacinados 985.634 animais no mesmo período do ano passado.

Já no Pará, segundo estado a receber a vacinação a partir de agora, o número de bovinos e bubalinos que foram vacinados no primeiro semestre de 2016 foi 19,939 milhões de cabeças. Neste estado a vacinação deverá acontecer até 30 de maio. Outros estados que devem realizar a vacinação contra a febre aftosa são Roraima, que terá início em 1º de abril e terminará em 15 de maio, e Rondônia, que deve aplicar a dose de 15 de abril a 15 de maio em animais com idade até 24 meses.

Os produtores devem preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do estado a que pertence, juntamente com a nota fiscal de compra das vacinas. Lembrando que a febre aftosa é uma doença causada por vírus altamente contagioso, que acomete bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais de cascos fendidos. Por isso, a vacinação é obrigatória e deve ser realizada em bovinos e bubalinos de todas as idades.

Arte blog1

(Fonte: MAPA)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos