Bocejo também é contagioso entre os lobos

O bocejo contagioso é um comportamento identificado em animais como babuínos, chimpanzés, cães e humanos. Agora, cientistas revelaram um novidade: isto acontece entre lobos também, o que sugere que a empatia é uma característica comum entre os animais.

A pesquisa, publicada na revista “PLOS ONE” nesta quarta-feira, baseou-se no estudo do comportamento de 12 lobos cativos no Jardim Zoológico de Tama, em Tóquio, no Japão.

O comportamento dos lobos foi monitorado por 254 horas durante cinco meses para avaliar o que acontecia quando alguns bocejavam e outros estavam perto.

bocejo_ok

Bocejar acontecia significativamente com mais frequência quando os indivíduos ficavam expostos (aos bocejos de outro do grupo) – destacaram os cientistas. – A suscetibilidade dos lobos ao bocejo foi afetada pela força do vínculo social com o iniciador do bocejo, com lobos bocejando com mais frequência (estimulados) pelo bocejo de companheiros socialmente mais próximos do que pelos bocejos de outros indivíduos.

Mesmo que a pesquisa tenha envolvido um pequeno número de lobos, os cientistas afirmam que as descobertas oferecem evidências de que o bocejo contagioso está vinculado à capacidade de empatia destes animais.

Talvez, a empatia esteja mais presente nas espécies do que se pensava – disse a pesquisadora Teresa Romero, da Universidade de Tóquio, principal autora do trabalho.- Nos lobos, assim como em primatas e cães, os bocejos são contagiosos entre indivíduos, especialmente entre aqueles que são socialmente próximos.

Segundo ela, estes resultados sugerem que o bocejo contagioso é um traço ancestral comum compartilhado por outros mamíferos. Tais habilidades revelariam uma conexão emocional entre indivíduos.

4739608314_915a8aa5b8_b

E aí? Conseguiu ler tudo sem bocejar pelo menos uma vez?

FONTE: O Globo

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos