Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta-feira

Começa, nesta quarta-feira (1º), a segunda etapa de 2017 da vacinação contra febre aftosa. Bovinos e bubalinos de todas as regiões do país devem ser vacinados até 20 de novembro.

Nos Estados de AM, ES, PA, PR e SP, todos os animais serão vacinados. Já em AL, BA, CE, DF, O, MA, MT, MS, MG, PB, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SE e TO devem ser vacinados animais de até 24 meses.

Santa Catarina é o único estado que não participa da campanha, pois foi declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre da doença desde 2007.

Na primeira etapa de vacinação de 2017, realizada no primeiro semestre, foram vacinados mais de 192,1 milhões de animais, equivalente a 98,2% do rebanho envolvido na etapa.

A vacinação é obrigatória e os produtores têm até o dia 7 de dezembro para comunicá-la ao órgão oficial de Defesa Agropecuária Estadual. Além disso, é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, como equídeos, suídeos, ovinos, caprinos e aves.

A retirada da vacinação contra a febre aftosa está prevista no Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

(Fonte: Acrimat/Portal DBO)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos