Dieta inadequada causa obesidade em cães e gatos

A obesidade atinge cada vez mais seres humanos e animais, pois hoje cerca de 30 a 50% da população de cães e gatos está acima do peso. E, assim como nos humanos, o principal fator é a dieta inadequada, com alimentos ricos em gorduras e açúcares, e o oferecimento de petiscos aos pets em vez de alimentos específicos e recomendados para eles.

O excesso de peso nos animais de estimação afeta a saúde, pois cada quilo que o cão ou gato ganha, torna-se uma sobrecarga que precisa levar durante todo o dia, o que aumenta a pressão e prejudica o coração. De acordo com o Professor do Instituto Qualittas e Doutor Mauro Cardoso, as patologias mais frequentes pelo excesso de peso são as articulares e cardiovasculares, pois quando os animais estão obesos ficam mais sujeitos a desenvolverem doenças cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, além disso, os animais obesos desenvolvem mais doenças respiratórias e tossem mais e os gatos aumentam as chances de ter doenças do trato urinário também.

Para prevenir a obesidade nos pets, Prof. Mauro orienta a dar carinho e não amor e explica que, muitas vezes, em vez de sair ou brincar com o animal quando ele vem correndo ao encontro do tutor, dá-se petisco para ele comer, o que é totalmente inadequado. “O cão, quando toca a campainha, deixa a ração e vai correndo para a porta, o que mostra que eles preferem brincar do que comer”, aponta o Doutor. Portanto, levar o cão para passear é uma das principais maneiras de se prevenir a obesidade.

Segundo o Professor Mauro Cardoso, cerca de 15 a 20% dos casos de obesidade podem ser decorrência de problemas hormonais, no entanto, o médico-veterinário deve fazer toda a avaliação e seguir a escala de condição corporal, que é um padrão para identificar a porcentagem que o animal está acima do peso. “A partir desta constatação é preciso recomendar uma reeducação alimentar, pois não adianta receitar uma dieta para perda de peso e continuar mantendo os petiscos. Outro ponto importante é identificar em casa qual pessoa oferece esse petisco ao animal e pedir que evite”, instrui.

Quanto à prática de exercícios físicos, é totalmente indicada para prevenir a obesidade, mas, uma vez que o animal já esteja com sobrepeso, é importante iniciar com exercícios mais leves e orientados por médico-veterinário, pois no caso de um cão que está com 10 quilos acima do recomendado, por exemplo, não terá resistência cardiovascular para fazer qualquer atividade física. Natação e hidroesteira são boas opções para evitar a sobrecarga na articulação, já no caso da caminhada, para os animais que não estão acostumados, o Doutor recomenda iniciar com 5 a 10 minutos por dia e, aos poucos, fazer um aumento gradativo, sempre respeitando os horários de menor incidência de calor.

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos