MAIS INFORMAÇÕES
Quero entrar em contato ou tirar dúvidas
Quero preencher o formulário para ser contatado
Objetivo
O curso tem por objetivo a revisão e atualização científica de temas relacionados à etologia e às técnicas utilizadas no adestramento.
Numero mínimo para abertura de turma de 15 alunos.
Público alvo
Profissionais que já trabalham com adestramento ou gostariam de iniciar nessa
área profissional. Terapeutas Comportamentais e veterinários.
Não é necessário possuir diploma de graduação.
1-Neurobiologia e Endocrinologia Comportamental: o sistema límbico. Neurofisiologia:sinapse neuronal e neuroplasticidade. Neurotransmissores Aminoácidos(GABA, Glutamato), Aminas (Acetilcolina, Noradrenalina, Dopamina, Serotonina).Memória a breve termine ou implícita, memória a longo termine.Estresse. Endocrinologia Comportamental.
2- Aprendizagem, Emoção e Cognição Canina: Tipos de Aprendizagem: Assuefação,sensibilização, condicionamento clássico, condicionamento instrumental ou operante. Os Quadrantes (exemplos e exercícios). Punição (efeitos e conseqüências do seu utilizo). Aprendizado Social. Cognição Canina o que temos de novo. Emoção.
3- Etologia Canina: Conceito de bem-estar animal. Teoria do apego. domesticação,Comunicação canina (olfativa, visual, postural, acústica e táctil) e feromônios. Períodos Sensíveis. Sinais calmantes ou de pacificação. Etologia do cão: comportamento alimentar, eliminatório, lúdico, social, sexual, materno,predatório.
4- Noções de Saúde animal: zoonoses e prevenção (leptospirose, raiva, micoses,parasitas , internos e externos). Dor: fisiopatologia e reconhecimento da dor (comportamentos relacionado à dor). Características de raças sensíveis (braquicefálicas, Teckel, etc) e problemas relacionados ao adestramento.
Primeiros Socorros: método de contenção e transporte, hemorragias, envenenamento, choque pelo calor e frio, fraturas, afogamento, queimaduras, choque elétrico, crises epiléticas, dilatação gástrica, sufocamento, proptose do globo ocular, parada cardio-respiratória (controle do pulso, compressão cardíaca),atropelamento e quedas.
5- Instrumentos (easy walker, clicker, kong, dispensadores de comida, brinquedos cognitivos, mordaças, house line, long line, Kong, Treat balls, Targets, Caixas de transporte) e Técnicas de Adestramento (clicker, target, luring, faro,shapping): prós e contra dos instrumentos e técnicas. Dificuldade de como usar as ferramentas. Exercícios que podem ser feitos com o uso desses instrumentos e técnicas. Erros que podem ocorrer durante a execução e como solucionálos.
6- Enriquecimento Ambiental e prevenção de problemas comportamentais: A importância da comunicação: como comunicar-se, prossêmica, comunicação intra e interespecífica. Problemas comunicativos: causas e origens, desentendimentos na comunicação (intra e interespecífico). Brincadeiras e formas de enriquecimento ambiental que podem ser utilizados na prevenção de problemas comportamentais. Daycare na prevenção e na reabilitação comportamental. Enriquecimento para cães idosos e cães deficientes. Comportamentos indesejados.
7- Estresse e Problemas Comportamentais do Cão: agressividade, ansiedade de separação, cães idosos, compulsão. A importância da colaboração com o Veterinário Comportamentalista. Conceito de Ansiedade, Medo, Fobia e Depressão.
8- Instrumentos e Técnicas Utilizadas na resolução de Problemas Comportamentais:discussão de casos. A escolha(s) dos instrumentos e das técnicas. Erros que podem ocorrer durante a execução e como solucioná-los.
- 03 fotos 3x4 recentes
- 01 cópia do RG e CPF (autenticadas)
- 01 cópia do comprovante de endereço
Profª. PhD - Magda Medeiros.
Profª. M.Sc. - Joice Peruzzi
Profª. M.Sc. - Juliana Vieira Cannavan Gil
Profª. M.Sc. - Simone Moreira Bergamini - Currículo Lattes
Prof. Esp. - Renato Zanetti.
Prof. - Dante Camacho
Carregando avaliações...