Você Sabia? Edição 5

tema (1)

Por Simone Moraes Raszl

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora seu aniversário no dia 07 de abril com o Dia Mundial da Saúde. A cada ano é escolhido um tema prioritário na área de saúde pública e são lançadas campanhas e propostas de ações para governos, indústria e consumidores. A segurança de alimentos foi o tópico escolhido neste ano.

Este tema refere-se à inocuidade do alimento, ou seja, à capacidade de um alimento não causar dano ou lesão ao consumidor. O termo é diferente de segurança alimentar, que se refere ao acesso a alimentos, à produção e distribuição de alimentos para populações carentes, alimentos que obviamente também devem ser seguros.

O impacto da falta de segurança de alimentos pode ser traduzido em alguns números.

info_ok

Além das mortes e do elevado número de doenças que podem ser causadas, é importante ressaltar que os alimentos contaminados podem levar a problemas de saúde crônicos, como câncer e desordens neurológicas. Assim, o velho ditado que diz “o que não mata, engorda” é um mito, porque o que não mata pode causar emagrecimento e deixar sequelas irreversíveis.

whd-poster

Também é importante destacar que as doenças causadas por alimentos afetam com maior severidade pessoas de grupos vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas ou imunodeprimidos. Assim, o cuidado no preparo de alimentos para consumidores destes grupos deve ser ainda maior.

A contaminação pode acontecer em qualquer etapa da cadeia produtiva, desde a produção primária de alimentos de origem vegetal ou animal, passando pelo processamento, armazenamento, distribuição e preparo pelo consumidor, exigindo uma atenção multissetorial e multiprofissional no controle das contaminações dos alimentos e da água. Um fator que faz com que esta cadeia seja ainda mais complexa é a globalização, que também torna a investigação de surtos e as ações de controle mais complicadas.

As consequências  da contaminação de alimentos não se limitam à saúde pública, o impacto pode se estender à economia dos países e à sociedade como um todo. É o que acontece quando a presença de contaminantes em alimentos leva a bloqueios comerciais, impactando na economia dos países, especialmente nos menos desenvolvidos.

E não podemos esquecer do crescente número de micro-organismos resistentes aos tratamentos com antibióticos devido especialmente ao uso indiscriminado desta classe de medicamento nas criações animais, o que requer uma grande responsabilidade dos Médicos Veterinários na prescrição e aplicação em animais produtores de alimentos.

Então, seja como um profissional do campo, da indústria, do governo ou como consumidor, fique atento, esteja informado e consciente do seu papel e da sua responsabilidade na segurança de alimentos!

rodape blog (1)

 

Links sugeridos:

Dia Mundial da Saúde 2015: http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2015/en/

Filme: Las cinco claves para la inocuidad de los alimentos: http://youtu.be/ULZSfFVpLtQ

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos