Veterinária dá dicas de cuidado com os cães no verão

Não é somente o ser humano que sofre com as altas temperaturas que têm feito neste verão. Os cães também sentem, e muito, e precisam de cuidados especiais para enfrentarem os dias mais quentes do ano sem sofrimento.

Confira abaixo dicas da médica veterinária e coordenadora técnica do portal Qualittas EAD, Mônica Rossetto Garbellini:

  1. Verificar a temperatura do solo antes de passear com o cão, já que a região do coxim é muito sensível e facilmente queima.
  2. Passar protetor solar: cães de pele clara merecem maior atenção. Passar o protetor principalmente nas regiões de fuço (espelho nasal) e área da orelha (pina), friccionando bem os locais, até total absorção.
  3. Levar água ao passear com os animais.
  4. Tomar cuidado com enforcadores nos cães de médio e grande porte. As coleiras devem ser afrouxadas para evitar a diminuição da oxigenação.
  5. Tomar cuidado com os cães braquicefálicos: animais com o fuço “achatado” são mais propensos a ter doenças respiratórias, por isso, merecem atenção redobrada. As raças de pequeno porte, como pug, shih tzu, maltês, lhasa apso e pequinês, podem fazer passeios de curta duração, entre 10 e 20 minutos, ao final do dia ou início da manhã. Já os de grande porte, como boxer, dogue de Bordeaux e mastiff napolitano, aguentam um pouco mais a atividade física, por volta de 30 minutos.
  6. Oferecer água de coco ao cão, após caminhada, para hidratar, até saciar a sede.

A médica veterinária ressalta também que cada cão possui um metabolismo. Sendo assim, além de todos esses cuidados, é preciso levar em conta a idade do animal, o escore corporal e a cor da pelagem. “Os mais idosos ou que estão acima do peso aguentam menos atividade física do que os mais jovens ou com o peso ideal. Além disso, o pelo escuro absorve mais calor do que o claro”, finaliza.

cuidados no calor

Da redação

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos