‘Superbactérias’ provocam crise de saúde global, alerta estudo

De acordo com um estudo publicado no fim do mês passado na revista “New England Journal of Medicine”, o uso excessivo de antibióticos na agricultura e na criação de animais inaugurou uma era de “crise de saúde global”. A pesquisa alerta que em contato com as “superbactérias”, o homem está sujeito a um novo leque de infecções ainda não conhecido pela indústria farmacêutica.

A estimativa é que nos Estados Unidos sejam consumidas cerca de 51 toneladas de antibióticos por dia, sendo que 80% do total para o aumento da produção agropecuária. Nos outros lugares do mundo – com exceção da União Europeia, onde o uso destes medicamentos em campo é proibido – esta proporção também é alarmante.

superbacterias

Devido à injeção exagerada de antibióticos em animais, as bactérias se multiplicaram, se tornaram mais resistentes e causam cerca de 2 milhões de infecções anualmente nos Estados Unidos. E a imunidade destes micro-organismos está crescendo.

Segundo o estudo, sem a aplicação de antibióticos no campo, o desenvolvimento das “superbactérias” poderia ser interrompido. No artigo, o autor da pesquisa sugere a criação de uma taxa contra o uso exagerado dos medicamentos, da mesma forma que petroleiras pagam royalties por sua atividade e empresas que cortam árvores bancam projetos de replantio.

Fonte: extra.globo.com

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos