Simpósio de Etologia traz palestrante internacional

O Instituto Qualittas promove do dia 07 a 09 de abril, no Rio de Janeiro, o Simpósio de Etologia, com presença confirmada de palestrante internacional, o Professor e PhD Angelo Gazzano, que virá diretamente da Itália. O Simpósio tem como intuito proporcionar uma oportunidade única de imergir durante três dias na área da Etologia e interagir com os médicos-veterinários participantes.

Com o tema “Etologia do Cão, Genética e Características de Raça”, o Simpósio abordará o condicionamento clássico: Pavlov, estímulo condicionado e incondicionado, condicionamento apetitivo e adversativo, pavloviano, excitatório e inibitório, simultâneo, retardado e rastreado. Os participantes também terão acesso ao conteúdo de extinção do condicionamento, recuperação espontânea, desinibição, inibição externa, generalização do estímulo, descriminação do estímulo, estímulos compostos e salientes, além de Overshadowing, blocking e inibição latente.

Já quanto ao comportamento operante, o Professor e PhD Angelo Gazzano falará sobre reforço e punição (positivo e negativo), reforço primário e secundário, contínuo ou intermitente, extinção, punição e aprendizagem social. E sobre a etologia do cão, os tópicos abordados também envolvem o comportamento alimentar, eliminatório, lúdico, social, sexual, materno, predatório e agressividade.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente pelo 0800 725 6300. O investimento do Simpósio é de 3 parcelas de R$ 500,00 ou pagamento à vista, com valor de R$ 1.400,00. As vagas são limitadas.

 

 

Prof Angelo Gazzano

Prof. PhD Angelo Gazzano
Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Pisa (1987). Doutorado em Filosofia em “Neuroendocrinologia de animais de estimação”, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Bolonha (1994). Diplomado pelo ECVBM-CA (European College of Veterinary Behaviour Medicine – Companion Animal) em 2009.
É membro da Sociedade Italiana de Fisiologia Veterinária desde 1997 e pesquisador do Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade de Pisa, desde 1 Janeiro de 2002. É presidente da AVEC (Associação de Veterinários Especialistas em comportamento) e autor de mais de 120 publicações científicas.
Desde 1994 realiza, para a Universidade de Pisa, a atividade de auditoria clínica prevista no D. Lg. 116/92, relativo à proteção dos animais utilizados em laboratório. Desenvolve atividades de ensino dentro do curso de Graduação em “Técnicas de manejo do cão de raça e educação canina”, do qual é o responsável, e também ministra os módulos de “Comportamento e bem-estar animal”, “Atividades assistidas com cães e educação cinofila”, “História da origem das raças de cães” e “Fisiologia e neurofisiologia do cão”. É docente de “Etologia Veterinária e Bem-Estar Animal” na Escola de Especialização em Patologia e clínica dos animais de estimação e saúde animal, agricultura e pecuária.
É professor no curso de “Etologia zootécnica” da Escola de saúde animal, criação e produção zootécnica. Diretor e docente dos Mestrados universitários em “medicina comportamental dos animais de estimação”, “Educação canina” e “Atividades e terapias assistidas com animais: o operador com o cão”. É tutor didático do Mestrado em “Etologia de animais de estimação”, onde realiza atividades de ensino.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos