PETSHOPS & AGROSHOPS

Petshops e agroshops precisam se adaptar às mudanças que fatalmente ocorrem tanto no mercado interno como no mercado externo, este último influenciador de nossos desejos. Acontecimentos políticos, sociais e ambientais fazem com que o consumidor reaja de maneiras diferentes frente ao mercado de hoje. Hoje, por exemplo, há uma competição global.

Ambientes diferentes podem gerar problemas  para as empresas, mas também podem ser fontes de oportunidades na criação de produtos e/ou serviços que amenizem e até resolvam estes problemas, sejam eles em qualquer setor da economia.

O setor de serviços Médicos Veterinários, por exemplo, é um mercado que não para de crescer. As maiores empresas investem pesado no setor porque sabem que este crescimento é crescente ao longo dos anos. Mas, se nossas vendas de serviços e/ou produtos forem feitas aos nossos clientes desde novo século da maneira que fazíamos no século passado, simplesmente estaremos fora do mercado em um curto espaço de tempo. Pet shops e Agro shops modernos e de vanguarda são aqueles que têm como objetivo e meta crescer orientados e dirigidos aos consumidor. É necessário orientar-se pelas leis que regem e regulamentam o comércio de serviços e produtos para animais de companhia. Existem decretos e leis tanto na esfera Estadual como na Federal. Exemplo o Decreto 40.400 de 09/96.

É sabido que muitos Pet shops  e Agro shops desconhecem o rigor da lei e a infringem oferecendo serviços e produtos de maneira, em locais não condizentes com o padrão de qualidade que este mercado exige. Estabelecimentos veterinários devem estar prontos e adaptados para atender as necessidades, identificar os desejos e as verdadeiras demandas do mercado consumidor.

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Portanto:

*O Marketing Veterinário tem a função de saciar, por meio de um processo, a empresa como um todo, mais o cliente e a sociedade;

*A necessidade é um estado de privação de algo para a satisfação básica. Ex.: Roupa, alimento, saúde, educação;

* Desejo é a carência por algo específico, que atende a uma necessidade específica. Ex.: Picanha Maturada ao Ponto, Spa no Mediterrané, Inglês em Londres;

* Demanda é o desejo de um produto ou serviço específico respaldado pela habilidade, capacidade e disposição para adquiri-lo, que sabemos que não são todos os clientes que possuem este potencial.

O que se observa, então é que a partir dos anos 80 a visão de marketing pelas empresas tornou-se mais clara, surgindo o famoso grito de guerra: reengenharia – cortar tudo que não for mais usado. Aí começamos a praticar os programas de qualidade total, pois havia a necessidade das empresas se voltarem para os consumidores finais.

O conceito de marketing tem que ser explorado. É aproveitado por muitas empresas que procuram administrar melhor o seu preço, atingindo o seu cliente no seu intimo – desejo associado a uma necessidade. A valorização do produto ou do serviço para atender ao mercado cada vez mais exigente é um dos pontos principais da missão do pet shop ou agro shop. Inovar sempre, isto é lei: lançamentos e promoções para que o público alvo possa acompanhar o desenvolvimento mundial, numa tendência chamada até então de globalização.

As empresas bem sucedidas são precedidas de um planejamento a médio prazo, sempre pensando no futuro. No mercado de hoje tão competitivo, cada vez mais, vale tudo: desde uma boa estratégia de marketing ou até aquisições de concorrentes. As grandes empresas do ramo atualmente já definem o seu canal de distribuição, seu canal de vendas e também o modo de como melhor fazê-lo, definindo assim quem serão seus revendedores ou distribuidores e onde, como e quem serão seus pontos de venda.

Concluindo, sabemos que para cumprir as responsabilidades perante ao cliente-consumidor, as pet shops ou agro shops modernos e de vanguarda precisam de planejamento, execução, acompanhamento de marketing. Necessitam também de medidas contábeis atuais, prevendo sempre como será a demanda de mercado e se adequarem rapidamente se houver algum fator extrínseco que venha mudar o panorama atual do mercado, hoje mais global do que nunca.

Houve uma inversão da pirâmide, pois o cliente – consumidor é hoje a pessoa mais importante dentro e fora da sua empresa.

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