Participação do aluno no ensino virtual deve ser maior do que na presencial

Quando a educação a distância começou a se expandir, muitas pessoas procuravam a modalidade em busca de facilidade e flexibilidade. Hoje, o cenário é outro. É preciso ter tempo para fazer o curso, disciplina para seguir o planejamento e autonomia para ser proativo. No curso online, o aluno tem de participar mais do que em um presencial.

Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas no ensino a distância:

Quais são os tipos de curso mais comuns?

Eles podem ser instrutivos ou formativos. Nos primeiros, não há necessidade de tutor: é preciso apenas seguir instruções e não há questionamentos dos procedimentos ensinados. Nos cursos formativos – como graduação, pós, especialização ou extensão -, o estudante precisa refletir, ser crítico, buscar conteúdo, realizar atividades e interagir com os colegas e com o tutor.

O que diferencia um curso bom de um ruim?

Se for um curso formativo, principalmente a interatividade, mas também o corpo docente, a equipe multidisciplinar (quem filma e faz edição, por exemplo) e a diversidade de mídias – se há textos, vídeos, jogos, fóruns, chats, webconferências e animações.

Nos cursos online, qual a importância do tutor?

Ele aplica a metodologia que foi planejada para o desenvolvimento do aluno, faz o acompanhamento e analisa as dificuldades. Com isso, ajuda o estudante e aprimora questões para as próximas turmas.

Há um abismo entre o ensino presencial e o a distância?

A educação é uma só. O que facilita no ensino virtual é que temos ferramentas que permitem acompanhar o que aluno contribuiu com uma turma. As multimídias possibilitam isso e facilitam o aprendizado e a avaliação do aluno.

Fonte: Estadão

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos