Fim de embargos e demanda russa impulsionam exportações

O fim do embargo chinês e a habilitação de novas plantas para exportação para a Rússia ajudaram as exportações de carne bovina brasileira a somar 1,045 milhão de toneladas nos oito primeiros meses do ano.

O dado representa um aumento de 10,43% na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (10) pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne).

 

As vendas de carne bovina para o exterior totalizaram US$ 4,75 bilhões, um aumento de 13,78% em relação ao ano anterior.

“Com esses resultados, o Brasil consolida sua posição de maior fornecedor de carne bovina do mundo”, disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, no comunicado.

 

Além das notícias positivas referente aos mercados chinês e russo, Camardelli destacou também a suspensão de embargos do Irã e do Egito para a carne do Mato Grosso. “Essas iniciativas (…) oferecem uma perspectiva animadora para batermos recorde de exportação em 2014”, projetou.

 

FRANGO

As exportações de carne de frango do Brasil também acumulam aumento no ano, de 1,7%, atingindo a marca de 2,6 milhões de toneladas. Os números foram anunciados nesta quarta (10) pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

O desempenho em receita, entretanto, registrou redução de 4,6%, para 5,163 bilhões de dólares, entre janeiro e agosto de 2014, devido a preços mais baixos.

Conforme o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, o desempenho acumulado do ano tem sido influenciado pela forte elevação em mercados de médio e grande porte.

“Foram notáveis o desempenho da China, com elevação de 20% nos embarques após a habilitação de cinco novas plantas, e da Venezuela, que quase dobrou as compras de carne de frango brasileira”, explicou Turra.

FONTE: Folha

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos