Apesar da atuação dos médicos-veterinários seja mais comum no cenário urbano, é no meio rural e silvestre onde encontramos muitas oportunidades e desafios

Nestes 20 anos de trajetória da Faculdade Qualittas, os cursos de Grandes Animais ganham, cada vez mais, espaço no mercado de trabalho e na grade curricular. Tudo com o objetivo de melhorar a qualificação profissional e destaque em um mercado tão promissor.

Apesar da atuação dos médicos-veterinários seja mais comum no cenário urbano, é no meio rural e silvestre onde encontramos muitas oportunidades e desafios. Para os cursos de Grandes Animais, a faculdade conta com duas fazendas-escolas próprias, sendo uma em Piracicaba e outra em Cuiabá, além de haras e fazendas parceiras no Sul e Sudeste do Brasil.

Afinal, esse profissional é bastante requisitado em fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, centros de controle de zoonoses, órgãos fiscalizadores, institutos de pesquisa e universidades, e precisa estar preparado tanto a área clínica como de reprodução.

 Para preparar este especialista de forma completa, a Qualittas conta com cursos de Pós-Graduação em Grandes Animais, voltados em bovinos e equinos, reconhecidos pelo MEC e que abordam módulos como boas práticas agropecuárias, formulação de ração e alimentos volumosos e concentrados. 

Além de produção de forragem, melhoramento genético, manejo reprodutivo, exame andrológico, biotécnicas de reprodução em bovinos e, também, reprodução equina, gestão e sanidade do haras, práticas voltadas à clínica médica, fisiologia do exercício entre outros temas.

Um dos cursos especializados é o de Medicina Esportiva Equina como a Pós-Graduação em Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução do Equino Atleta, forte no segmento. “No início, trabalhávamos com cursos de bovinos e equinos na parte clínica, sanidade e cirúrgica.  Depois de um tempo, criamos o curso de Equino Atleta. Neste curso, os docentes são preparados para serem capacitados, tendo uma didática para contribuir com o conhecimento e formação acadêmica”, explica o coordenador do curso da Qualittas, Luiz Paulo Martins Filho, que sempre trabalhou na área da Medicina Esportiva Equina e também celebra 13 anos de parceria com a faculdade.

Segundo o coordenador, o formato do curso é bem dinâmico e os módulos foram feitos para que o médico-veterinário possa trabalhar com o equino de modo geral, montados de acordo com conhecimento básico e que prestem serviço para estes especialistas. “É um curso que vem sendo adotado nas principais Capitais do País, além de ter tido uma boa procura”, destaca o especialista, que aponta o diferencial do curso.

Esta Pós-Graduação conta com 14 modelos, com embasamento teórico e prático para que o profissional consiga entrar no mercado de trabalho, caso isso ainda não tenha ocorrido, e o que permeia consiga se estabelecer de forma mais sólida.

“Tentamos mostrar a realidade da prática no dia a dia do aluno, com ferramentas necessárias para que ele possa dizer que trabalha com a Medicina Esportiva Equina, tanto no âmbito clínico quanto reprodutivo. Mostramos a rotina clínica do equino e a parte reprodutiva deste cavalo. Apontamos quais os fatores predisponentes destes equinos que podem levar a uma queda de performance ou alteração nos sistemas para o seu desenvolvimento. Para, a partir daí, este animal começar a apresentar um bom desenho, e, consequentemente, os proprietários querem descendentes destes animais”, diz o profissional.

“Nosso objetivo do Equino Atleta é mostrar onde a anatomia e treinamento podem trazer riscos ao animal. Ensinamentos através da semiologia aplicada para, assim, elaborar um plano de tratamento e fazer com o equino retome às atividades atletas e continue trazendo lucro e prazer aos seus proprietários”, finaliza.  

Gostou deste conteúdo? 

Acesse nosso site www.qualittas.com.br e saiba mais desta e outras especializações de Animais de Grande Porte!  

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos