Doenças urinárias: gatos precisam de incentivo para beber água

Beber água pode não ser uma tarefa tão agradável para os gatos, que costumam demorar muito tempo para ingeri-la, além de segurar a urina por longo tempo. Esses hábitos felinos, no entanto, fazem com que fiquem mais suscetíveis a desenvolver doenças do trato urinário, como a urolitíase, que é caracterizada pela formação de cálculos nas vias urinárias (rins e bexiga), que surgem devido ao acúmulo de cristais formados pelo sal e pelos sais minerais contidos na urina e podem gerar infecções.

Os gatos apresentam sintomas de que estão sendo vítimas de uma obstrução urinária, por isso, é importante ficar atento se ele fica muito tempo na posição de urinar, mostrando esforço ou se urina em gotejamento e mia muito durante o período em que está urinando. Outro sinal de que algo não vai bem é observar se a urina apresenta sangue ou se o gato lambe os órgãos genitais excessivamente.

“A principal recomendação é incentivar o gato a tomar água, a ingestão adequada de água dilui a urina e evita a formação dos cálculos”, afirma a  médica veterinária, Bárbara Benitez. E como dica para incentivar o gato a beber mais água, a sugestão é colocar diferentes recipientes  pela casa, mas sempre tomando o cuidado de trocar a água deles pelo menos uma vez ao dia, já que os gatos gostam de água fresca e não toleram qualquer sujeirinha na água. Outras dicas são colocar pedrinhas de gelo nas vasilhas para que a água esteja sempre fresca e escolher com cuidado os recipientes, pois cada tipo pode dar um sabor diferente à água, o que atrapalhará, e muito, o interesse do felino em beber aquela água.

Também é importante entender que o consumo de água pode variar dependendo do clima e da dieta. Em animais saudáveis não há uma quantidade mínima determinada, pois, na maioria das vezes, os gatos conseguem regular a ingestão de água conforme a necessidade. Em situações em que o animal não terá a oferta de água à vontade, como por exemplo em viagens ou quando ficar sozinho em casa por um determinado tempo, estima-se que a proporção seja de 1:1 água x caloria ingerida.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos