CFMV defende maior participação do médico veterinário na terapia assistida por animais

 Fonte: CFMV

Em reunião com deputado federal Giovani Cherini PDT/RS, na última quarta-feira (18), no Congresso Nacional, os membros da Comissão Nacional de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CONAP/CFMV) apresentaram algumas sugestões e considerações em relação ao texto do Projeto de Lei n° 4455/2012. O PL, de autoria de Cherini, trata sobre Terapia Assistidas por Animais (TAA) nos hospitais públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde – SUS.
A terapia já é reconhecida em diversos países, mas no Brasil o assunto ainda é inovador. A técnica consiste na utilização de animais como instrumentos facilitadores de abordagem e de estabelecimento de terapias de pacientes.
O PL defende que, ao afagar um animal, adultos e crianças  se sentem mais seguros,  e que esse tipo de terapia estimula a criatividade e confiança ao lidar com  emoções. O trabalho necessita da participação de uma equipe multidisciplinar, dentre os membros desse grupo está o Médico Veterinário. Os profissionais serão responsáveis por prescrever o método mais adequado a ser aplicado, acompanhando as atividades e o bem-estar dos animais e dos pacientes.
Ao final da reunião, os representantes do CFMV se comprometeram em enviar, até o final da próxima semana, um documento para incrementar o texto do projeto de lei. “O deputado foi bastante receptivo e solicitou a participação do Conselho não só neste projeto, mas em todos relacionados à Medicina Veterinária”, informa a Comissão.
Mais informações
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=556084

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos