Vermes nos pets: conheça os sinais

Tomar todos os cuidados com a higiene e alimentação adequada dos animais em casa é fundamental para a saúde e bem-estar deles, no entanto, apesar de toda cautela, eles estão expostos a diversos tipos de parasitas, especialmente os vermes. Os filhotes de cães e gatos estão mais suscetíveis a serem infectados em dois momentos: na hora do parto e através da amamentação. Enquanto que, nos pets adultos, na maioria das vezes, a infecção de alguma verminose ocorre por ingestão de fezes que carregam o parasita ou durante o contato com animais portadores de um parasita, como os ratos.

Uma vez contraída uma verminose, é importante que o tutor leve o animal rapidamente ao médico-veterinário, pois, quando não tratado a tempo, o pet pode piorar e desenvolver problemas mais sérios de saúde. Aos tutores que encontram dificuldade em identificar se o animal está sendo vítima de vermes, alguns sintomas facilitam essa compreensão, como a perda de peso, já que os vermes se alimentam das proteínas e/ou sangue oriundo dos tecidos do pet, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa. Além disso, os vermes provocam lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção dos alimentos.

Outros sintomas que identificam que o animal está acometido por uma verminose é a mudança na pelagem, que fica fosca e desajeitada, como também a palidez da gengiva, que pode sinalizar uma anemia, ou então qualquer outro sintoma que pode ser provocado por um parasita. A gengiva deve estar sempre rosada, pois este é um sinal de que o animal está saudável.

Um aumento do abdômen também pode ser um sinal, uma vez que um abdômen com vermes tende a ficar inchado e ocasionar o aumento de volume na barriga. Um teste rápido que pode ser feito é apalpar o abdômen e notar se o animal sente desconforto ao ser tocado, mostrando que não é um simples ganho de peso. Além disso, a diarreia tende a ser um dos sinais de que a barriga do pet está com vermes, por isso, é importante verificar a situação das fezes do animal. Quando escuras ou esverdeadas, pode ser um sinal de que estão com sangue, o que pode indicar uma necatoríase – doença parasitária ocasionada por vermes que fixam nas paredes do intestino delgado e causam o sangramento. Muitas vezes, podem ser observados ovos de parasitas nas fezes, portanto é fundamental observar se há algum indício. Caso o cão ou gato rocem o bumbum no chão, também pode ser uma evidência.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos