Vet’s Space realiza entrevista com diretor corporativo da Qualittas

O diretor corporativo do Instituto Qualittas, Francis Flosi, concedeu uma entrevista à Vet’s Space sobre o mercado de trabalho na área veterinária.

Confira abaixo a entrevista na íntegra ou acesse o link direto da Vet’s Space aqui.

PROFESSOR DE PÓS – Francis Magno Flosi, diretor corporativo do Instituto Qualittas de Pós Graduação em Medicina Veterinária (informações curriculares no final) falou com o Vet’s Space. Nosso papo foi mercado de trabalho. Confira a seguir.

– Professor, quais são as áreas mais promissoras da veterinária atualmente?
Para um país que se prepara para ser o celeiro do mundo, a área de maior expectativa é de produção e reprodução animal, onde precisamos de profissionais nas culturas de aves, bovinos, equinos, ovinos, caprinos, peixes e mel, e todos seus derivados e subprodutos. Estamos com escassez de profissionais nestas áreas de atuação.

– Quais são as áreas que estão oferecendo ou vão oferecer mais oportunidades de trabalho hoje e num futuro de curto prazo?
Hoje, a área que mais emprega os profissionais egressos é o mercado de pequenos animais e pets exóticos. Isso pela grande expansão desses mercados como um todo e com a ajuda da mídia e da socialização dos animais de companhia.

– Que áreas são as mais difíceis para um profissional veterinário entrar?
Uma área que é muito concorrida e seleciona somente os melhores é a equinocultura. Isso ocorre porque exige uma boa especialização, até internacional às vezes, e quem está dentro não sai. Portanto, quem está fora não entra.

– Existe alguma área nova que poderá gerar oportunidades num futuro de curto prazo?
Acredito muito na piscicultura.

– Que área está esgotada, ou seja, lotada de profissionais?
Clinica médica de pequenos animais

– Mesmo assim dá pra arriscar nela?
Sim, desde que você se prepare, se diferencie no mercado, com uma especialização, para atender uma das especialidades de maior demanda no mercado, tipo dermatologia/diagnóstico por imagem.

– E quanto às áreas administrativas ou corporativas, como marketing, comercial e assuntos regulatórios. São boas áreas para veterinários?
Seriam se na graduação fôssemos preparados para isto. Saímos sem nenhuma ideia do que se trata, mas aquele profissional que prefere as relações humanas ao invés das relações com os pacientes se dará bem no mercado, desde que busque uma especialização nesta área comercial.

– Quais são as áreas do Brasil onde há mais oportunidades de trabalho para médicos veterinários?
Animais de companhia, Regiões Sudeste e Sul. Animais de Produção, Regiões Centro Oeste e Norte. Tudo em virtude da população animal. Hoje somos o terceiro país em cães e gatos e o primeiro em gado bovino, sendo o maior exportador de carne do mundo.

– Pra ganhar dinheiro mesmo, ficar bem de vida (sem reclamar, o que acontece com a maioria dos profissionais) qual é a área mais indicada para um médico veterinário?
Aquela que é seu melhor atributo, aquela área que ele domina e tem prazer em trabalhar.

– Para finalizarmos, na sua opinião, quais são os três principais fatores que NÃO podem faltar ao médico veterinário que busca desenvolvimento profissional?
Boa formação, ética profissional e busca incessante do conhecimento.

* Graduado em medicina veterinária pela Unesp, em 1980, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco, com ênfase em Marketing de Serviços Profissionais, em 1999, Francis é professor do Instituto Qualitas de Pós Graduação em Medicina Veterinária nas Universidades Castelo Branco (RJ), Unigran (MS) e Unip (SP). Tem experiência em clínica e cirurgia de pequenos animais e animais exóticos e marketing de serviços profissionais. É autor de livros de marketing veterinário e atuou como consultor de várias empresas veterinárias prestadoras de serviços, de alimentos e fármacos.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos