Transmissão ao vivo de cirurgia de catarata em cães traz marco histórico para a educação continuada da Faculdade Quallitas

O dia 28 de junho de 2021 foi um marco histórico na educação continuada para os alunos da Pós-Graduação dos cursos de Oftalmologia da Faculdade Qualittas. Nessa data, foi realizada uma transmissão ao vivo de duas cirurgias de catarata feitas pelos professores da Faculdade Qualittas, Dr. José Olímpio Tavares de Souza e Dr. João Leandro Vera Chiurciu.

Na primeira cirurgia foi usada a técnica de facoemulsificação feita pelo professor e oftalmologista veterinário Dr. João Leandro. Já a segunda foi utilizada a técnica de facectomia intracapsular com o professor e Dr. José Olímpio.

Para o mentor da Pós-Graduação em Oftalmologia Veterinária e Microcirurgia Ocular, Prof. Dr. Fábio Brito, a transmissão foi um marco na educação continuada da Faculdade Qualittas. “É um fato inovador e pioneiro nos cursos de Pós-Graduação no Brasil (nunca antes sido realizado na Medicina Veterinária no Brasil), onde o aluno pode acompanhar a cirurgia em tempo real dentro da sua casa. Isso já é uma realidade na medicina humana”, diz o Prof. Dr. Fábio Brito.

Segundo o mentor da área da Faculdade Qualittas, com essa inovação, o aluno terá um crescimento profissional e um ganho de experiência muito maior. “Por exemplo, se temos seis turmas em andamento, ao invés do aluno assistir apenas uma aula ao vivo, ou seja, a aula da sua turma, ele poderá assistir seis cirurgias em tempo real”, explica o Prof. Dr. Fábio Brito, que aponta cada vez mais vantagens nesta evolução. “Diferentemente de assistir um vídeo que já foi gravado e editado no Youtube, ele terá a oportunidade de ver a explicação passada pelo professor no momento da cirurgia, mostrando toda a técnica no seu passo a passo, as dificuldades encontradas, e ainda receber dicas para contornar obstáculo na cirurgia, já que cada cirurgia é única, mesmo sendo o mesmo tipo de cirurgia: a cirurgia de catarata”, completa o mentor do curso.

Num futuro próximo, outras áreas também serão beneficiadas. “Vamos instituir isso para outras cirurgias, além da cirurgia da catarata. Esse pioneirismo que a Faculdade Qualittas faz para o aluno ter acesso a uma cirurgia naquele momento é espetacular. Eu junto com o pessoal da TI criamos toda essa infraestrutura para que tudo isso acontecesse dentro do centro cirúrgico da Faculdade Qualittas para levar o que há de melhor e inovador para nossos alunos. Além disso, os diretores da Faculdade Qualittas, Prof. José Carlos Feo e o Prof. Francis Flosi, deram todo o apoio institucional para que pudéssemos avançar na melhoria da educação continuada da Faculdade Qualittas”, pontua o mentor Prof. Dr. Fábio Brito.    

O procedimento foi transmitido pela área do aluno Qualittas com toda a segurança de dados e qualidade de imagem. Ficou interessado pelo tema, a Faculdade Qualittas oferece diversos cursos na área de Oftalmologia Veterinária como Oftalmologia Veterinária e Microcirurgia Ocular e Oftalmologia em Cães e Gatos. Acesse e saiba mais!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos