Terapia pode ajudar cães a superar medo de fogos de artifício no réveillon

A época festiva de fim de ano se aproxima e, com ela, os tradicionais fogos de artifício e rojões que costumam enfeitar principalmente a noite de ano novo. Mas para o que muitos é um espetáculo de luzes, para os animais pode gerar incômodo e sintomas como medo e ansiedade.

Segundo a Profª. Me. Simone Bergamini, que é coordenadora da Pós-Graduação em Etologia Clínica Veterinária no Instituto Qualittas, os cachorros têm uma capacidade auditiva bem superior ao do ser humano e isso faz com que tenham mais sensibilidade aos sons. “Vários cães que não estão acostumados com esse tipo de barulho desenvolvem medo, fobia e um estresse muito grande.”

Ela explica que o animal que é fóbico ou tem um medo exagerado desse tipo de barulho pode reagir de maneira desesperada ao tentar sair daquela situação, chegando a pular muros ou mesmo saltar de varandas. Por isso, lembre-se sempre de deixar portas e janelas fechadas.

A recomendação veterinária é não esperar o problema se desenvolver para só então procurar ajuda. O tutor deve buscar um especialista em comportamento para o animal dar início a uma terapia bem antes dessa época do ano.

De imediato, o proprietário pode passar o réveillon com o animal em casa. Deixe janelas fechadas para minimizar o barulho, ligue uma música e prepare um espaço onde o pet se sinta mais seguro e protegido. Passear com o animal algumas horas antes para que ele fique um pouco mais cansado também pode ajudar.

“Existe uma discussão se, nesses momentos, deve-se ou não fazer carinho no animal. A pessoa pode falar com uma voz tranquila, sem exageros. O mais importante é estar presente, ajudando-o com qualquer dificuldade”, aconselha.

O médico-veterinário também pode recomendar um medicamento para ser utilizado um pouco antes do período dos fogos, caso o pet já tenha apresentado anteriormente sintomas como tremedeira, salivação ou agitação.

Veja a entrevista da Profª. Me. Simone Bergamini para o Entre Clínicas:

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos