Projeto de professores da Qualittas viaja pelo Pantanal Sul

da redação

Os professores e coordenadores Qualittas, Caroline Machado (bióloga) e Alê Pessoa (veterinário) realizaram uma viagem de 5 dias com a Expedição Fauna, que reuniu diversos médicos veterinários e alunos do instituto para uma imersão no Pantanal Sul.

A equipe, que já havia trabalhado com o Instituto Qualittas no projeto piloto do projeto em julho e agosto do ano passado, escreveu suas impressões sobre a primeira edição da expedição e contou alguns fatos importantes e curiosos desta grande aventura.

Confira o texto abaixo:

Expedição Fauna, um projeto de educação ambiental diferente!

Realizamos entre os dias 24 -29 de janeiro a Primeira Expedição Fauna Pantanal Sul com médicos veterinários, todos alunos Qualittas. A Expedição foi simplesmente um SUCESSO ABSOLUTO!

Nossos colegas puderam vivenciar de maneira intensa a cultura local, viajando com guias pantaneiros nativos e com muitos anos de experiência, somados ao apoio técnico fornecido pela bióloga Caroline Machado (profa. e coordenadora Qualittas) e o médico veterinário Ale Pessoa (prof. e coordenador Qualittas). Tivemos muitas as experiências e todas intensas, uma imersão no coração do Pantanal Sul inesquecível.

Foram inúmeros os animais avistados como aves (ex. coró-coró, tachã, iraúna, gralha-do-pantanal, arara-azul, maracanã-de-colar), cervídeos (ex. cervo-do-pantanal, veado-mateiro), primatas (ex. bugio), répteis (ex. sucuri, jacarés, lagartos), canídeos (ex. lobinho), dentre tantos outros. No caso especial de uma sucurí, auxiliamos a relocação da mesma para local seguro e com água, experiência emocionante para todos, inclusive para nós acostumados com o manejo destes animais.

Fizemos passeio de barco pelo rio Abobral, onde pudemos avistar inúmeras espécies, e para nossa surpresa, avistamos uma águia-pescadora, figura difícil de ser encontrada. Sem contar a cavalgada pantaneira, que além da emoção diferente para alguns por nunca terem realizado um passeio igual, a descontração e alegria eram sentimentos compartilhados por todos.

Para nosso deleite, fizemos um trajeto de mais de 100km pela Nhecolândia, um Pantanal diferente, e pudemos identificar pegadas frescas de onça-parda, onça-pintada e jaguatirica. Estávamos descansando do sol intenso, quando uma de nossas colegas notou pegadas no solo arenoso, que foram prontamente identificadas pela bióloga Caroline, um achado especial.

Como dito anteriormente, a Primeira Expedição Fauna Pantanal Sul foi um sucesso, onde as aventuras, avistamentos de animais e contato com a cultura pantaneira, nos tornaram pessoas mais cultas e com uma visão sobre a inter-relação homem/animal mais aclarada.

Agradecemos de maneira especial aos diretores da Qualittas pelo apoio incondicional!

Equipe Expedição Fauna

Ficou curioso? Confira as fotos da expedição!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos