Professor apresenta fatores da origem dos tumores no aparelho reprodutor

Para todo e qualquer animal, o aparelho reprodutor representa a sobrevivência da espécie. No caso dos animais de estimação, é uma preocupação para os tutores que almejam o bem-estar e na procriação de seu pet. Diante disso, os médicos-veterinários devem estar preparados para os mais diversos desafios clínicos, como a ocorrência de tumores no aparelho reprodutor masculino.

De Tumor Venéreo Transmissível ao hemangiossarcomas cutâneos, encontrado na bolsa testicular, o médico-veterinário e professor Nazilton de Paula Reis, doutorando em Cirurgia Veterinária com ênfase em Cirurgia Oncológica, explica essas patologias no último Entre Clínicas da Qualittas.

Ele fala que, na bolsa testicular, os tumores acometem por dois fatores. O primeiro origina-se do testículo, pois em seu crescimento, essa neoplasia causa uma grande invasão local, comprometendo toda a bolsa que recobre os testículos. E a outra possibilidade do acometimento dessa anatomia sucede-se dos tumores cutâneos.

Nazilton descreve que o tecido epitelial, no qual envolve os testículos, é uma pele mais fina com a finalidade de proporcionar uma temperatura adequada ao órgão para a produção de espermatozoides. Portanto, essa característica frágil torna-se suscetível o desenvolvimento de tumores nessa região. Os tumores cutâneos que, no caso dos cães, afetam a bolsa escrotal são “os carcinomas de células escamosas, os mastocitomas e, também com bastante frequência, os hemangiossarcomas cutâneos acometendo, principalmente, a pele da bolsa testicular”, justifica.

No Entre Clínicas, o médico-veterinário apresenta mais sobre o tratamento do Tumor Venéreo Transmissível e a ocorrência do seminoma em testículos ectópicos.

Confira:

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos