Pós-graduação é mais que um diploma, é uma estratégia profissional

Por Francis Flosi

Antes de começar a falar sobre as razões de se fazer uma pós-graduação, eu gostaria de lembrá-los: para grandes conquistas é preciso pensar nos fatores que envolvem a sua estratégia profissional. Portanto, eu vou listar 10 motivos para você refletir antes de iniciar uma especialização:

I. Tempo: não entre em nenhuma pós-graduação esperando diplomar-se em um ano e meio e dedicando-se apenas um dia ou dois por semana.

II. Disciplina: além das aulas, que são aos finais de semana, prepare-se para longas sessões de estudo e pesquisa em casa.

III. Comprometimento: a maioria dos cursos tem carga horária extensa e podem exigir alguns sacrifícios no trabalho.

IV. Modismo: não curse uma pós-graduação só porque “todo mundo faz”. O estudo deve trazer resultados práticos. O ganho de conhecimento só desenvolve cada vez mais as suas habilidades cognitivas como médico-veterinário.

V. Estagnação: quem já está sem perspectivas de mudanças na carreira, não deve esperar uma guinada em curto prazo depois da pós. Antes dela, é preciso reavaliar a carreira e lançar um plano de marketing elaborado, com base no seu atributo e estratégias muito bem definidas voltadas para o mercado.

VI. Dinheiro: Cuidado ao embarcar em curso muito caro, a dívida pode ser maior que o ganho, mas por outro lado, cuidado com os baratos que não possuem qualidade. Analise bem, veja o corpo docente, o tempo de mercado da instituição, tire informações com quem já cursou uma pós-graduação nesta instituição de ensino, que, por sinal, deverá estar certificada pelo Ministério da Educação.

VII. Família: para dedicar-se a pós-graduação, você precisará abdicar do tempo com os filhos e cônjuge, bem como passeios e viagens.

VIII. Indefinição: quem não tem certeza do rumo que dar à carreira, precisa decidir isso primeiro e só depois procurar uma pós-graduação. Mas lembre-se: sempre busque por aquilo que mais lhe dá prazer em trabalhar na área da Medicina Veterinária.

IX. Desinformação: desconfie de instituições que não ofereçam informações claras sobre o corpo docente, conteúdo programático, estrutura física – salas de aulas adequadas para teorias e práticas, bem como a existência de fazendas escolas – e, principalmente, se a instituição certificadora é reconhecida e pertence à mesma área do curso oferecido.

X. Isolamento: fazer uma pós com devoção extrema e sem praticar no dia a dia, nem sempre é uma boa ideia. Longe do mercado, o profissional fica defasado e não acumula a experiência prática, isto é, não fazer o uso da aprendizagem pode desfavorecer uma melhoria na qualidade de vida de seus pacientes e no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Avalie esta questão.

Se os fatores que falei até agora manteve seu interesse de ler até aqui, isso quer dizer que você procura saber sobre os benefícios para a sua decisão final, correto?

Então, sem mais delongas, vou lhe apresentar 12 motivos para começar uma pós-graduação:

  1. Manter a empregabilidade
  2. Valorização do currículo
  3. Destacar-se profissionalmente
  4. Ascender na carreira
  5. Mudar o foco profissional
  6. Suprir falhas da graduação
  7. Reciclar-se
  8. Habilitar-se em uma área específica
  9. Tornar-se um pesquisador
  10. Atuar como palestrante ou docente
  11. Ampliar a rede de contatos
  12. Aumento salarial entre 30 a 40%

Para finalizar este artigo, quero enfatizar a importância do item 11: ampliar a rede de contatos. Comumente conhecido por “networking”, esta estratégia é fundamental para a sua carreira. 70% das colocações no mercado são preenchidas por meio de indicações. Não fique com vergonha de socializar-se com colegas e docentes, aproxime-se de pessoas dentro da área que você pretende se especializar e crescer.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos