Por que fazer uma Pós-Graduação?

Por Francis Flosi

A qualificação e as competências exigidas de cada profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho são diversas e, de acordo com os anseios da sociedade atual, passa obrigatoriamente por uma análise um pouco mais profunda sobre o perfil do mundo profissional. Hoje é preciso ousar, transpor barreiras, quebrar paradigmas e lançar-se com muita energia para descobrir a verdadeira vocação. E é exatamente aí que surge a necessidade e a utilidade de uma Pós-Graduação, uma “especialização” na área de atuação e que servirá para responder a todos esses desafios, fazendo a conexão com o que há de mais moderno nas tendências deste mundo sem fronteiras. Afinal, o diferencial competitivo está no capital intelectual e no poder de relacionamento que o profissional pós-graduado especializado terá após mais esta etapa da vida acadêmica.

A grande missão da Pós-Graduação é desenvolver as habilidades cognitivas de cada aluno, transformando competência em sucesso profissional, gerando alta performance no mercado de trabalho e garantindo uma ótima condição profissional, pessoal e econômica.

Somos sabedores de que hoje se estabeleceu um consenso sobre a globalização, em escala mundial, de que não tende a produzir novos empregos permanentes, mas a criação de múltiplos postos de trabalho. Assim, é certo que este fenômeno estimula o surgimento de novas especializações na Medicina Veterinária.

Essas mudanças e exigências são responsáveis por uma sensível reestruturação nas relações entre o capital e o trabalho, sendo que as novas tecnologias estão tornando incompatíveis as estruturas formais do emprego e do trabalho que vem adquirindo novo perfil. Desta forma, está ficando cada vez mais distante o antigo conceito de carreira voltada para um emprego que dure a vida inteira.

Novas necessidades são exigidas de um graduado para que tenha empregabilidade. Todavia, a escolha de uma Pós-Graduação permanece como um momento de contradições e tensões intermináveis, pois no fundo ainda perdura a dúvida crucial: é plausível fazer o que se gosta e ter sucesso profissional com retorno econômico? Para responder a essa questão não basta escolher uma Pós-Graduação, um mercado, um produto ou um público-alvo, mas também definir uma ambição profissional e pessoal em relação ao futuro profissional e ter uma ideia precisa do que se pretende construir: “O sucesso não é questão de oportunidade, e sim uma questão de escolha”.

Antes mesmo de começar as projeções de uma especialização, o futuro pós-graduado deve estar consciente de que tipo de vida quer levar, quais responsabilidades deseja e pode suportar e que conquistas materiais são suficientes para sua felicidade. Deverá saber que o marketing pessoal, o marketing de relacionamento e o marketing empresarial deverão ser constantes a partir da especialização, pois o comportamento é o instrumento mais poderoso, insubstituível por qualquer mensagem impressa em cartões, folders, cartazes ou coisa que o valha.

Portanto, ao escolher uma Pós-Graduação – Especialização lato sensu que, aliás, é a forma mais rápida de se atualizar, reciclar e, como já vimos anteriormente, ter empregabilidade –, é importante levar em conta a instituição de ensino; com mérito na formação de especialistas da Medicina Veterinária e regulamentada por órgãos oficiais – Ministério da Educação (MEC) e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV) –, bem como o conteúdo programático e, principalmente, o corpo docente, pois é aí que está o conteúdo que o profissional irá precisar para: “Ser – Saber – Saber ser”.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos