Parabéns pelo seu dia, colega médico-veterinário!

Há 84 anos, em 9 de setembro de 1932 passou a ser reconhecido nacionalmente como o Dia do Médico-Veterinário, após o Decreto Nº 23.133 do então presidente Getúlio Vargas que normatizou a atuação do profissional da Medicina Veterinária, embora instituições de ensino já formassem médicos-veterinários no Brasil desde meados de 1910. A regulamentação da profissão, no entanto, só foi feita anos mais tarde, em outubro de 1968.

Mais do que cuidar da saúde dos pets de estimação, o médico-veterinário possui um vasto campo de atuação no que diz respeito às relações humanas com os animais e o meio ambiente. O mercado, altamente exigente e cada vez mais competitivo, espera que o profissional capacite-se através de cursos de pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e atualização – como os que são oferecidos pelo Instituto Qualittas – para garantir não só a excelência na pesquisa acadêmica, mas, principalmente, para proporcionar qualidade de vida e bem estar animal.

Engana-se quem pensa que somente cães e gatos recebem os cuidados desse profissional. A Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais lidera a preferência do recém-graduado em Medicina Veterinária na hora de escolher uma especialização, mas há uma forte tendência mercadológica em atender públicos diferentes, como os pets selvagens, silvestres e exóticos.

No geral, existe a possibilidade de especializarem-se nas mais diversas áreas da saúde animal, assim como na humana: cardiologia, ortopedia, oncologia, dermatologiaoftalmologia são alguns dos exemplos. Ainda na linha do mercado exigente, é possível encontrar cursos de especialização também em áreas como fisioterapia e acupuntura veterinária.

Longe da cidade, os campos e fazendas estão repletos de médicos-veterinários prontos para cuidar dos animais de grande porte como bovinos e equinos. Além dos cursos de produção e reprodução de grandes animais, o veterinário contribui também para o manuseio de produtos de origem animal, ligados à vigilância sanitária e inspeção de alimentos, tão importantes para a saúde humana.

Com os avanços da tecnologia, outro campo de atuação que vem crescendo é o da radiologia e ultrassonografia, uma vez que os exames computadorizados podem revelar o diagnóstico precoce e, assim, auxiliar o tratamento do animal.

Aos que escolheram a Medicina Veterinária como profissão, o Instituto Qualittas deseja os parabéns pela escolha e espera contribuir para a formação desses profissionais, levando educação continuada aos quatro cantos do Brasil e estimulando troca de conhecimento e valorização profissional. Como recompensa, o brilho no olhar dos pacientes, afinal, os animais agradecem!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos