Outubro Rosa Pet: Câncer de mama atinge fêmeas em idade adulta

O câncer de mama, que de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) tem estimativa de 57.960 novos casos durante todo este ano de 2016 no Brasil, há tempos deixou de ser uma exclusividade das mulheres e passou a atingir também cadelas e gatas. A maior comprovação é o índice de neoplasias mamárias que atualmente chega a 60% de caráter maligno em cadelas e 80% em gatas.

Segundo o clínico-cirurgião, especialista em Oncologia e professor do Instituto Qualittas, Doutor Carlos Eduardo Rocha, o maior índice de enfermidades oncológicas em pequenos animais são as neoplasias mamárias, que acometem, principalmente, as fêmeas mais maduras, com idade adulta, a partir dos cinco anos.

Entre as causas estão, em primeiro lugar, os fatores hormonais. E neste ponto, Dr. Carlos Eduardo, que é certificado pelo Colégio Americano de Cirurgia Oncológica, explica que estudos já publicados sobre o fator hormonal apontam que as fêmeas castradas antes do primeiro cio têm reduzidas em até 90% as chances de desenvolver a doença. Por outro lado, aquelas que são castradas após o primeiro cio, as chances caem para 78%, enquanto que nas castradas após o terceiro cio essa probabilidade é ainda maior. Por isso, é preconizada a castração por parte dos especialistas.

Já o segundo fator que pode causar a neoplasia mamária em cadelas e gatas é a alimentação, uma vez que pets obesas, tanto na fase juvenil como adulta, são mais suscetíveis a desenvolvê-la. Além do terceiro fator, que é o genético e que também é primordial que cada tutor se atente.

Assim como nas mulheres, a prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo a melhor estratégia para evitar que a neoplasia mamária evolua, evitando que resulte em metástase, que, na maioria dos casos, afeta principalmente os pulmões, as demais mamas ou mesmo outros tecidos do corpo da fêmea. “É extremamente importante que cada tutor faça o exame em seu animal, que é o que chamamos de um afago com carinho”, orienta Dr. Carlos Eduardo, apontando que este toque de carinho deva ser feito, no mínimo, uma vez por mês.

Após o afago, se o tutor notar algum nódulo, não importando o tamanho, é imprescindível encaminhar a cadela ou gata para realizar o exame citológico que avalia se o tumor é maligno ou benigno. A partir desta constatação, o professor do Instituto Qualittas afirma que praticamente 100% dos casos são encaminhados para cirurgia de remoção do tumor, cujo material é enviado para biópsia, em que poderá se constatar o tipo e grau do câncer para estabelecer um tratamento específico, obtendo grandes chances de cura.

Ação Social
Como estratégia de conscientização, a ABVET (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas) e CEO (Criocirurgia e Enfermidades Oncológicas), patrocínio da Vetnil, 100% Pet e Agener União, com apoio do Instituto Qualittas, Grupo OperaCão Resgate Campinas e QVET – Clínica de Especialidades Veterinárias, fará a campanha “Um afago que vale uma vida”, de prevenção ao câncer de mama em cadelas e gatas, no dia 16 de outubro, domingo, das 9 às 13h30, em frente à loja 100% Pet, do Taquaral, em Campinas, com o intuito de informar os tutores, orientando-os sobre como examinar o animal por meio de um simples toque de carinho.
O endereço da loja 100% Pet Taquaral é avenida Dr. Heitor Penteado, 13, Jardim Nossa Sra. Auxiliadora.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos