Os pets e os fogos de artifício

Todo fim de ano a história se repete, fogos de artifício, rojões, música e festa simbolizando o ciclo que termina e o outro que começa. Outro fato que se repete é a aflição dos animais que, por terem a capacidade auditiva superior a dos seres humanos, incomodam-se muito com tanto barulho. Por isso, é muito importante tomar algumas medidas preventivas para amenizar o sofrimento dos cães, gatos e outros animais de companhia.

Um primeiro passo é permitir que o animal de estimação se esconda caso ele mostre necessidade. Neste caso, é importante não forçar o cão a nada e não obrigando-o a fazer nada que ele não queira, pois isso pode acarretar em um aumento do medo e o cão pode ficar agressivo se sair de sua zona de conforto.

Também é fundamental cuidar para que os portões ou portas estejam fechados para evitar fuga. Outra dica é tentar camuflar o som dos fogos, ligando o rádio ou a TV, fechando as janelas, ligando o ventilador ou o ar-condicionado. Para finalizar, também é importante não deixar o cachorro acorrentado, sozinho ou abraçá-lo tentando acalmá-lo, pois isso pode reforçar o medo dele.

 

(Fonte: MS Notícias)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos