ARTIGO – Odontoestomatologia em aves

Prof. Ass. Francis Flosi*

A odontoestomatologia é a especialidade médica voltada ao tratamento das moléstias dos dentes da boca e dos bicos.

Os estudos dos problemas odontoestomatológicos ocorrem desde os tempos antigos. Historicamente pode-se dizer que Aristóteles (322 a.C) já mencionava ocorrência de problemas dentais em cavalos aliados ao regime alimentar. Pelagonius (350 a.C) compilou um tratado de medicina veterinária, que no capítulo 18 intitulava-se “DE DENTIBUS”, que quer dizer ‘sobre dentes’).

Assim verificamos que o interesse pela odontoestomatologia em animais é tão antigo quanto o interesse pela própria medicina dos animais

A ciência médica veterinária é indispensável para a manutenção da saúde de qualquer plantel de animais, sejam eles de companhia, de produção ou animais selvagens e silvestres. E sempre há uma relação com nutrição aplicada a estes animais quando diagnosticada alguma patologia bucal.

Vamos nos ater aqui principalmente às aves mantidas em cativeiro que hoje já são mais de 37,9 milhões no Brasil, sejam elas mantidas em parques ecológicos, zoológicos, criadouros particulares ou mesmo em residências na zona urbana. O entendimento da anatomia, fisiologia, qualidade e quantidade do alimento e, principalmente, o comportamento dessas aves em seu meio tem ainda uma dimensão muito maior, que deve ser muito bem estudada e aplicada com rigor. O maior conhecimento possível do ambiente preferido destes animais, o emprego de imunobiológicos mais eficazes e a maior eficiência dos meios de diagnósticos hoje – ajudados pela alta tecnologia encontrada para estes fins – foram contribuições definitivas da ciência para aumentar a qualidade de vida e a longevidade destes animais em cativeiro.

Em relação à cavidade oral, entretanto, os cuidados médicos veterinários foram, durante muito tempo, negligenciados apesar do bico – no caso das aves – já fazer parte do início do tubo digestivo e, por isso, torna-se a estrutura fundamental à sanidade geral do animal. Tal cavidade oral (bico) não é apenas a porta de entrada para os demais órgãos da ave. Como os dentes em outros animais e estruturas associadas, é uma região anatômica de caraterísticas únicas, na qual o diagnóstico de enfermidades e patologias pode, com grande frequência, causar problemas insolúveis, podendo até levar o animal a óbito. É possível realizar exames físicos que já nos dão uma noção da condição de nutrição deste animal.

Distúrbios nos bicos das aves e estruturas associadas devem ser identificados em seus estágios iniciais antes que o paciente esteja enfraquecido com a desnutrição provocada pela anorexia.

As aves têm particularidades anatômicas e sua boca (bico) é de estrutura óssea recoberta de tecido córneo – semelhante às unhas dos cães – além de particularidades fisiológicas próprias, pois a forma do bico é determinada pelo tipo de alimento da sua dieta diária.

Posso citar algumas patologias encontradas nos bicos em aves de cativeiro conservacionista, comercial ou urbano:

  • Fraturas;
  • Crescimento excessivo do bico;
  • Deformidades congênitas;
  • Problemas nutricionais;
  • Enfermidades parasitárias (como a sarna, por exemplo);
  • Hipovitaminose A;
  • Beak and Feather Syndrome;
  • Bouba aviária;
  • Tricomoníase;
  • Singamose;
  • Candidíase.

O tratamento odontoestomatológico em aves é um procedimento relativamente novo na medicina veterinária, mas que deve ser parte integrante e indissociável de um programa geral de cuidados com a saúde das aves de cativeiro, visando à detecção precoce de problemas e eliminação das causas de futuras condições patológicas que poderão, como já dito, levar o animal à morte.

Francis Flosi é médico veterinário, pós-graduado em Clínica Médica e Cirúrgica de Aves e Animais Silvestres e Exóticos. É diretor presidente do Qualittas e presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas (ABVET).

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos