Novo quadro semanal irá falar sobre animais de estimação e o universo veterinário

Estreou hoje, dia 16, o quadro Meu Pet, no programa Band Mulher apresentado por Débora Selanne. A atração vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 13h30, ao vivo e vai tratar sobre assuntos relacionados aos animais de estimação e o universo veterinário.

Para o primeiro quadro Débora contou com a participação do médico-veterinário, professor e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi, no estúdio da TV Bandeirantes Mais, que explicou sobre um tema que atinge tanto os animais quanto os humanos durante as fortes chuvas de verão: a leptospirose.

Nessa época, as pancadas de chuva são comuns e o grande volume de água pode provocar alagamentos e transtornos, e a população afetada é exposta a essa doença. Segundo Flosi, o contato direto com a água da chuva pode representar um risco elevado de contaminação.

Um dos principais transmissores da leptospirose são os ratos, que através da urina eliminam a bactéria causadora da doença, a Leptospira. “Como forma de prevenção, é de extrema importância evitar o contato com a água de enxurradas e enchentes, assim como evitar lavar sem proteção adequada quintais, caixas de esgoto e áreas que possam ter sido contaminadas”, diz o especialista, durante a entrevista com Débora.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença de alta incidência no País e em manifestações mais graves a letalidade pode chegar a 40% dos casos. “Quando ocorrem essas enchentes a urina de ratos atinge esgotos e bueiros que misturam com a lama e a água das enxurradas e chegam até a população”, diz o Prof. Flosi.

A leptospirose humana apresenta manifestações clínicas muito variáveis, com diferentes graus de severidade. A infecção pode ser assintomática, subclínica ou ocasionar quadros clínicos leves, moderados ou graves com alta letalidade.

Nos animais os sintoma são febre; perda de apetite; vômito, icterícia (coloração amarelada das mucosas, pele e branco do olho). “Ao perceber os primeiros sinais procure imediatamente um posto médico ou clínica veterinária para início imediato do combate a esta terrível doença e evite andar ou nadar em aguas resultantes de enchentes, além de evitar que os Pets também entre em contato com essas águas. Todo cuidado é pouco, mas prevenir ainda é o melhor remédio”, finaliza o especialista.

Estreia do quadro Meu Pet no programa Band Mulher contou com a participação do médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos