Médico-veterinário especialista fala das usuais intervenções obstétricas

Em um dos maiores segmentos da economia brasileira, que recentemente vendeu 844 mil toneladas de carne bovina, totalizando uma receita de US$ 3,5 bilhões, a produção de bovinos recebe todos os cuidados desde a inseminação artificial até o abate para o consumo interno e a exportação. E a fim de evitar prejuízos para os produtores, deve-se estar atento à gestação do animal, para que as complicações durante um parto não possa levar a morte tanto da fêmea gestante como o do feto.

Com isso, o professor especialista de Reprodução e Produção de Bovinos Angelo Gardim aborda as principais intervenções no parto nos casos de uma gestação complicada. Dentro de todas as técnicas utilizadas, a cirúrgica é sempre ponderada por ser a mais invasiva, portanto a primeira aconselhada por Angelo Gardim é o uso de fármacos, “no qual estimulam a contração uterina com o auxilio do conhecimento do médico-veterinário na estática fetal e no posicionamento do feto dentro do útero, possibilitando as manobras obstétricas e tração forçada da retirada do feto”.

Caso o feto venha a nascer sem vida, o professor recomenda a técnica da fetotomia, que consiste na retirada parcial dos órgãos, culminando o término da gestação e a remoção total do feto do ambiente uterino.

No Entre Clínicas, o especialista relata as complicações do uso da fetotomia e quando a gestação é interrompida pela cesariana.

Confira:

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos