MAPA oferece aplicativo sobre defesa agropecuária

O “Pec. Saúde Animal” é um aplicativo gratuito que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibiliza para médicos veterinários e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal, tais como bovinos, suínos, ovinos, aves e entre outros. Ele ainda atende às necessidades atuais de agilidade, interatividade e acesso fácil e rápido ao conhecimento e à informação na área de saúde animal.

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação (Getin), da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), em parceria com o Ministério da Agricultura. Segundo Marcos Monteiro, titular da Getin, a principal inovação do aplicativo é uma atendente virtual, que aprende sobre defesa agropecuária. Com o aprendizado, a inteligência artificial, denominado Lia, “conversa” com o usuário, dando respostas em linguagem simples sobre legislação, manuais e procedimentos. “É a maior base legal de defesa agropecuária reunida em um só local. E pode ser acessado no celular, mesmo sem conexão com a internet”, disse.

Entre as suas funcionalidades, destacam-se a possibilidade de enviar notificações sobre suspeitas de ocorrências de doenças às autoridades sanitárias, de forma fácil e imediata, possibilitando ação rápida e favorecendo a sanidade e a segurança dos rebanhos nacionais, assim como o acesso aos manuais, às legislações federais e estaduais, às regras nacionais e internacionais de comércio de animais e produtos derivados e aos códigos sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O aplicativo permite o registro de notificações, com inserção de fotos e captura das coordenadas geográficas do local da ocorrência, mesmo no modo off-line. Tão logo esteja no modo on-line, as atualizações de conteúdo são realizadas automaticamente, e os registros de notificações serão enviados às autoridades sanitárias, que analisarão e adotarão as providências cabíveis.

Compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, o “Pec. Saúde Animal” foi lançado durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa) em dezembro de 2017 e disponibilizado recentemente. Para baixar o aplicativo na Play Store (Android), clique aqui. Para os dispositivos da Apple (iPhone e Ipad), o download pode ser feito aqui.

O número de downloads ultrapassa a marca de 3.800 e mais de 900 mil interações de usuários. Dentro de uma parceria com o governo brasileiro, o aplicativo será usado também no Chile. Lia, a assistente virtual do aplicativo, também vai falar Inglês e Espanhol.

(Fonte: Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos