Lambedura de patas, em excesso, pode indicar problema de saúde; costume pode ser depressão.

Para alertar sobre os cuidados com o excesso da lambedura nas patas dos cães e gatos, o médico-veterinário e Prof. Francis Flosi, diretor da Faculdade Qualittas, foi entrevistado para o Jornal da EPTV Campinas, filiada à Rede Globo. A reportagem foi para o  quadro Casa Prática Pets, apresentado pela jornalista Bianca Rosa, e tratou sobre os hábitos de cães e gatos de lamber patas, com o foco nos cuidados e tratamentos com o excesso desse costume.

Segundo o Prof. Flosi, existem vários motivos para esse comportamento e a importância de ficar atento ao seu pet. “Eles podem se lamber, às vezes, num local ou outro. Mas quando isso ocorre, excessivamente, num mesmo local, precisa ligar o alerta vermelho”, explicou o médico-veterinário à jornalista.

Além disso, outros fatores como chão quente e horário forte de calor podem ser prejudiciais para esse fator e causar infecções. “Isso pode arder e causar dor, fungos, ácaros, carrapatos, até um câncer ou uma neoplasia entre as patas, fazendo com que o animal passe a ter uma lambedura constante”, completou o diretor da Faculdade Qualittas

 Até os contatos de produtos que usamos em casa ou no quintal, como desinfetantes, também podem causar dermatites e problemas na pele. Porém, a maioria desses problemas está relacionada ao estresse de cativeiros. “Muitos é porque estão mais fechados em casa, sem saídas ou então por terem sido isolados da família, devido a chegada de um ente querido. As atenções foram divididas e o animal de estimação se sente acanhado e começa a se lamber. E se não parar, pode piorar. E isso pode ser desgastante”, explica o Prof. Flosi.

Segundo o especialista, o animal pisa no ambiente da casa e também pode contaminar o espaço, assim como a própria saliva. “Se for uma infecção, há um tratamento com medicamentos, mas se não for isso, tem que ter um tratamento focado mais no psicológico, como brincar mais com o animal, dando brinquedos que ele goste ou levando ele para distrair com outro animal”. Para assistir a entrevista, acesse o link https://globoplay.globo.com/v/9410580/.

Se interessou pelo tema, na Qualittas oferecemos uma nova pós-graduação na área de pequenos animais no curso Dermatologia Veterinária de Cães e Gatos: módulos com aulas digitais ao vivo e com encontros programados com módulos práticos. Para mais informações: https://qualittas.com.br/curso/dermatologia-veterinaria-de-caes-e-gatos/. ⠀

 

Assessoria de Imprensa Faculdade Qualittas

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos