Gatos também podem sofrer de hipertensão e, muitas vezes, essa doença não é diagnosticada

Assim como as pessoas, os gatos também podem sofrer de hipertensão, uma doença grave que atua em silêncio e não é facilmente diagnosticada, em ambas as espécies.  A hipertensão felina implica em vários fatores que alteram a pressão arterial.

Para alertar sobre essa terrível doença, será realizada a Live-Qualittas, com o tema Hipertensão Arterial em Felinos, nesta terça-feira, dia 24/05, às 12h, com o professor e coordenador da Pós-Graduação de Cardiologia, de Nefrologia de Felinos, Paulo Abílio-Fiocruz/RJ, no Instagram da Faculdade Qualittas.

Segundo o Prof. Abílio, a hipertensão arterial sistêmics (HAS), também chamada de pressão alta, se compararmos com a doença em pessoas, afeta também gatos e cães, sendo mais comum aparecer em animais a partir de 7 a 8 anos de idade, mas pode acometer em qualquer idade. “Ela é considerada a doença silenciosa, pois normalmente os sintomas decorrentes da HAS não são percebidos pelos tutores antes de serem muito evidentes ou já em fase mais avançada”, diz o Prof. Abilio.

De acordo com o médio-veterinário, normalmente, a HAS afeta o sistema ocular, como cegueira ou uveíte, o sistema cardiovascular, o sistema renal (disfunção cognitiva felina (DCF)  e o sistema nervoso (síndromes da disfunção cognitiva (SDCF) – podendo ocasionar diversas condições que poderiam ser evitadas e atenuadas através da detecção precoce”, alerta o especialista. Entre eles, a aferição regular da pressão arterial seja pelo método de doppler ou oscilométricos a cada visita veterinária ou consulta.

A HAS possui diversos tratamentos e manejos que podem controlar a sua evolução proporcionado qualidade de vida aos cães e gatos. “Lembre-se que em caso de dúvidas procure sempre um profissional qualificado ou especializado para melhor informação e cuidado com seu pet”, pontua o Prof. Abilio.

Se interessou pelo tema? Acesse e participe!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos