Fim de ano: Como proteger os pets de fogos de artifício

Com a chegada do Natal e Ano Novo, muitos tutores de animais de estimação começam a se preocupar com os temidos fogos de artifício e outros sons que causam fobia, principalmente nos cães. Este tema ganhou destaque nas mídias, como no Portal Hora Campinas, que contou com a participação do Prof. Francis Flosi, médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas.

O especialista em otorrino para cães explica na reportagem porque esses pets sentem medo de fogos e o que fazer para amenizar essa fobia. “Esse medo de fogos de artifício e outros sons é uma fobia muito comum principalmente nos cães, é normal eles se assustarem com o barulho alto e repentino e o clarão que se forma no céu. Mesmo o cão mais confiante e equilibrado pode se assustar e ficar com medo de sons que não são familiares para ele. Por sinal, esses casos são muito atendidos pelos nossos especialistas em Etologia Canina”, aponta o profissional.

Segundo o diretor da Faculdade Qualittas, no estudo da Etologia – Comportamento Animal sabe-se que, o cão possui audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz. O som dos fogos (também alarmes, buzinas e trovões) pode ser uma fonte de inquietação. Para o Prof. Flosi, inicialmente essa sensibilidade se desenvolveu ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha.

O médico-veterinário aponta que como não temos controle em relação aos fogos, é possível ajudar os cães a ficarem mais tranquilos com algumas atitudes. Confira o que pode ser feito para amenizarmos os efeitos ruins na matéria no portal Hora Campinas através do link: https://horacampinas.com.br/saiba-como-tranquilizar-os-caes-com-fobia-de-fogos-de-artificio/

Seja Qualittas! Seja Referência!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos