Doença é grave e causa alerta por aumento de casos, se não for tratada precoce e corretamente, pode levar à morte

A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, registrou mais duas mortes por febre maculosa. Já são cinco casos positivos da doença e três óbitos neste ano na cidade. A doença é causada pela bactéria Rickettsia após a picada de carrapato-estrela.

Segundo o médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi, todos os equídeos, roedores como a capivara, e marsupiais, como o gambá, têm importante participação no ciclo de transmissão de febre maculosa.

“Há também a possibilidade de que a transmissão da bactéria ocorra no momento em que os carrapatos infectados e aderidos à pele dos hospedeiros forem retirados com as mãos desprotegidas, além do habito que se tem de esmagá-los com as unhas, ação que pode expor o homem à hemolinfa dos carrapatos infectados provocando a transmissão do patógeno”, explica Flosi.

O período de Incubação é de 2 a 14 dias, com média de 07 dias após a picada. O tempo médio para a inoculação da bactéria gira em torno de 4 a 6 horas de parasitismo, mas dependerá de cada espécie de carrapato.

Entre as complicações, edemas, anasarca, insuficiência renal, manifestações neurológicas, hemorragias, miocardite, insuficiência respiratória, hipotensão e choque.

Os principais fatores de risco que aumentam as chances de se contrair a infecção por febre maculosa são: viver ou frequentar áreas onde a doença é comum, como locais rurais ou arborizados.

Principais sintomas:

Febre alta e súbita;

Cefaléia;

Hiperemia conjuntival;

Dor muscular e articular;

Mal estar;

Dores abdominais;

Vômito;

Diarreia;

Exantema (manchas na pele e pequenas vesículas ou bolhas).

Segundo Flosi, a infecção na forma definitiva é preciso que o carrapato fique preso à pele do ser humano por pelo menos quatro horas.

“Vale ressaltar que o carrapato que tenha a bactéria fica com ela durante toda a vida, podendo passar a doença para outros indivíduos”, diz o professor.

Se um carrapato infectado se prender à sua pele siga os seguintes passos:

Para remover o carrapato da sua pele, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente.

Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em soluça álcool ou cloro

Limpe a área da mordida com antisséptico.

Lave bem as mãos.

Prevenção

Uma forma de prevenir a doença é, assim que entrar em contato com animais ou areas que podem ter carrapatos, checar o corpo por presença desses insetos e tomar bastante cuidado ao removê-los da pele e procurar um serviço médico urgente relatando o acontecido.

Todo cuidado é pouco!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos