Especialistas da Saúde Pública falam sobre preparo do veterinário para concurso do MAPA

Considerando a interrelação entre humano e outros animais, o médico-veterinário tem um papel de grande importância na manutenção da saúde pública. Devido a sua formação, esse profissional pode atuar na fiscalização de estabelecimentos de interesse à saúde de bens de consumo (como na indústria alimentícia), na fiscalização zoosanitária, no manejo da fauna sinantrópica, no desenvolvimento e execução de programas zoosanitários e na ação integrada com a vigilância epidemiológica.

Desde março, uma série de normas foram adotadas para garantir a segurança e inocuidade alimentar, além de combater fraude econômica. A atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), por exemplo, esclarece a responsabilidade de empresas e do Estado na fiscalização sanitária de produtos de origem animal.

Com o objetivo de ampliar essa fiscalização, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou portaria autorizando a realização de concurso público para contratação temporária de 300 médicos-veterinários. Os profissionais irão atuar em atividades de inspeção ante mortem e post mortem nos turnos de abate na produção de carnes dos frigoríficos. O edital deve ser divulgado ainda nesta semana, segundo informações do MAPA.

Para saber mais sobre a importância do médico-veterinário nesse processo e prepará-lo para este importante concurso, nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, às 20 horas (de Brasília), o Instituto Qualittas promove o encontro “Inspeção Ante e Post Mortem” durante o Veterinário em Ação. O tema será debatido pelos professores Dr. Ricardo Moreira Calil (médico-veterinário do MAPA), Esp. Fernando Fagundes (auditor fiscal federal agropecuário do MAPA) e Esp. Valdecir Vargas Castilho (palestrante convidado nos cursos de Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos, Defesa Sanitária Animal e Medicina Veterinária Legal do Instituto Qualittas).

Durante a programação os espectadores poderão participar online, com envio de perguntas, que poderão ser respondidas ao vivo pelos professores convidados.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos