Especialista destaca alguns passos essenciais para saúde dos peixes

Além dos industrializados, é possível complementar a dieta com alimentos vivos

Para desmistificar a ideia de que ter um aquário em casa requer grandes tarefas para mantê-lo saudável, e outras ideias, a Safari Insetos (Piracicaba/SP) elaborou um passo a passo que deixa o futuro tutor pronto para adotar os peixes como novos animais de estimação. “Ter um peixe como pet dá, ao dono, noções importantes de ecologia e preservação de um ecossistema”, afirma o proprietário da Safari, Eduardo Matos.

O médico-veterinário e diretor presidente do Instituto Qualittas (São Paulo/SP), Francis Flosi, sugere passos essenciais para ter um aquário em casa. Segundo ele, a atenção deve começar com o lugar em que o peixe vai ficar. Escolher um aquário retangular e que não fique em contato direto com a luz natural para não causar proliferação de algas é o primeiro passo para proporcionar bem-estar ao peixe. “Os retangulares possuem maior superfície de água em contato com o ar, o que permite melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico, melhor visualização do interior do aquário, por não ocasionar as distorções de imagens que são comuns nos outros modelos, entre outros pontos positivos”, afirma.

A limpeza quinzenal do aquário é essencial para garantir a longevidade do peixe, como conta o profissional. Não é necessário retirar o animal do aquário, basta usar uma bucha própria ou o limpador magnético, ambos encontrados em qualquer loja especializada em aquários.

Para ele, a oxigenação do aquário deve ser feita por aparelhos que funcionem o tempo todo, exceto durante a manutenção do aquário. “Os equipamentos elétricos de oxigenação e filtragem devem estar constantemente em funcionamento, exceto durante operações de manutenção e limpeza”, descreve Flosi.

A alimentação também é citada pelo profissional. Segundo ele, é possível suprir os nutrientes para os peixes com alimento industrializado, mas deve-se complementar a dieta dos peixes onívoros de aquário com larvas de tenébrios vivas, que enriquecem a alimentação e resgatam o instinto de caça dos animais. “Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade. Além disso, fornecer alimento vivo aos animais estimula o contato com a natureza”, afirma o proprietário da Safari, Matos.

Os tenébrios são ricos em fibras e contém cálcio e fósforo. A alimentação dos peixes onívoros pode ser balanceada com o alimento industrializado aliado a presença dos tenébrios três vezes por semanas. Cada espécie de peixe se alimenta de um tipo de inseto, como explica o biólogo do Pesqueiro Tamburi (Vinhedo/SP), Diego Ricardo Biasoli. “Os peixes onívoros se alimentam de insetos de maneira geral, mas cada espécie tem afinidade com um inseto diferente”.

A Safari distribui tenébrio molitor e tenébrios gigantes para pet shops de todo País. Além dos tenébrios, a empresa também cria e comercializa grilo assimilis, barata cinérea e barata blaberus.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos