Entenda a importância da conectividade no campo

Todas as profissões vêm sendo modernizadas com o uso das tecnologias, algo que foi ainda mais acelerado durante a pandemia. Os profissionais do meio rural não devem ficar de fora, pois estar conectado significa melhorar e agilizar diversos processos. Porém, a realidade não é bem essa, já que dados do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que das cinco milhões de propriedades rurais existentes no país, 70% ainda não possuem conexão com a internet. 

Anderson Amendoeira Namen, professor e doutor em Engenharia de Sistemas pela Coppe/UFRJ e engenheiro de computação pela PUC-RJ, explicou que cerca de 90% dos agricultores e gestores do campo possuem smartphones, mas que só isso não basta, é necessário estar conectado à internet, trazendo informações em tempo real.

Para Namen, sem dúvidas a pandemia contribuiu para uma digitalização mais rápida e, por conta do acesso digital, não é necessário mais estar se deslocando para o campo com tanta frequência, melhorando o processo de gestão. Além disso, surgiram mais plataformas voltadas para a gestão de negócios no meio rural e grupos do Whatsapp com esse objetivo, facilitando a comunicação. 

A tecnologia 5G também promete revolucionar o campo. “Poderemos trabalhar com um volume de dados mil vezes maior em comparação à 4G, com cinco vezes menos tempo de latência, que é o período para enviar e receber uma informação”, afirmou Anderson, que também afirmou que a rede 5G poderá permitir o controle de drones a distâncias maiores que 5 km, aumentando em 15 vezes esse alcance.

Outro ponto importante que a conectividade traz é o surgimento de novas áreas, como por exemplo a criação de alimentos inovadores. “A inovação surge a partir de uma inteligência. Existem algumas empresas brasileiras que estão criando alimentos a partir de pesquisas e algoritmos para identificar os componentes químicos desses produtos e combinar esses componentes a fim de criar sabor. Estamos falando, por exemplo, de produzir carne vegetal ou um tipo de leite com a combinação de alface a abacaxi”, destacou Namen.

São inúmeras ações inovadoras para o meio rural, desde a criação de startups, utilização da inteligência artificial, melhorias na gestão de maquinário e monitoramento do funcionamento, entre outros benefícios.

Na pecuária, os gados também podem ser melhor monitorados e ter o seu comportamento previsto através de coleiras com sensores que irão medir o grau de conforto do animal, permitindo um manejo mais preciso. 

No comércio a tecnologia também tem vez. O e-commerce é uma tendência que conecta produtores e consumidores de qualquer parte do país em questão de segundos. 

Fonte: SNA

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos