Procura por cursos superiores em EAD aumenta ainda mais em 2022

Cada vez mais em expansão e com as projeções favoráveis para os próximos anos, o setor de Educação Superior, englobando Graduação e Pós-Graduação, no Brasil cresce em ritmo acelerado e a Educação a Distância (EAD) é a principal alavanca desse setor. Os cursos de EAD no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

Esta é a primeira vez que o País registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Um reflexo devido a comodidade, a agilidade e a flexibilidade desse método ganhar pontos com profissionais que buscam conhecimento e, o mais importante, formação qualificada. “Os dados mostram que o mercado está recebendo muito bem esse método de ensino“, diz o professor, médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi. Ele ainda aposta que, em cinco anos, 90% dos cursos de Pós-Graduação devam ir a favor do futuro e passem a utilizar as ferramentas online.

Foi com o objetivo de oferecer a todos o mesmo conteúdo por meio da internet, independentemente da região em que o aluno estuda, que a Faculdade Qualittas fez altos investimentos em equipamentos de estúdio, semelhante aos de uma rede de televisão, tecnologia e técnicos de áudio e vídeo. ”As videoaulas, por exemplo, são gravadas e editadas dentro da própria unidade, aulas no sistema Digital ao Vivo o que possibilita ao aluno ter maior aproximação com o professor e com o conteúdo ministrado durante os cursos”, explica Flosi.

Entre os planos para o futuro, de acordo com Flosi, está a expansão dos estúdios para outros Polos Interativos onde serão gravados os materiais de EAD. “Isso porque estamos preparando outros cursos nas áreas de clínica médica e cirúrgica que podem ser somados a cargas horárias presenciais para formatar uma especialização profissional de 500 horas atendendo a Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária”, aponta o profissional.

Na instituição, 20% dos colaboradores trabalham exclusivamente nesse universo online. Além das aulas gravadas e ao vivo, são feitas também entrevistas com docentes, matérias jornalísticas e vídeos institucionais, tudo para trazer o aluno o mais perto possível da faculdade.

No momento, são mais de 100 cursos EAD da Qualittas nas modalidade Atualização, Capacitação e Aperfeiçoamento nos quais os alunos matriculados têm autonomia de horário e de local de estudo. “Na educação a distância, o aluno pode organizar seu horário de estudo de acordo com as suas possibilidades. É uma ótima alternativa de aprendizado para quem dispõe de pouco tempo ou reside distante de uma instituição de ensino superior”, completa o médico-veterinário.

Funcionamento

Ingressar em um curso EAD é simples. Basta entrar no site do Portal Qualittas EAD, escolher a área e o curso de preferência, cadastrar-se no site para então efetuar a matrícula. Feito isso, é mediante ao pagamento que o conteúdo passa a estar disponível na internet para que o aluno tenha acesso às aulas.

A partir disso ele passa a cursar a opção escolhida baseando-se nos prazos estipulados pela instituição. Ao final, é realizada uma prova, e o certificado é disponibilizado ao aluno desde que seja aprovado.

O aluno tem acompanhamento de um tutor ou o professor, por meio de ferramentas do Portal Qualittas EAD.

Sobre a Qualittas

Há quase duas décadas, a faculdade dava início às suas atividades, em 2002, e hoje se tornou uma grande referência em Educação Continuada na área da Medicina Veterinária, com Pós-Graduação em todas as especialidades médicas e cirúrgicas. “Para nós, mais importante do que o tipo de modalidade de ensino e o número de alunos matriculados, é a qualidade do ensino oferecido e a formação de um bom profissional que atenda as necessidades de nosso País”, finaliza Flosi.

Para mais informações, acesse nosso site: www.qualittas.com.br

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos