Doença não afeta humanos, mas é letal aos porcos; caso é o primeiro neste ano na fronteira com a França

O primeiro caso de peste suína africana (PSA) neste ano foi confirmado em uma população de suínos domésticos na região de Baden-Württemberg, a 6 km da fronteira com a França.

A confirmação foi feita pelo Ministério de Alimentação e Agricultura da Alemanha, após uma análise feita pelo laboratório nacional de referência, o Instituto Friedrich Loeffler (FLI).

Este é o primeiro caso da história reportado na fronteira ocidental da Alemanha, o que acendeu um alerta nos serviços de vigilância franceses, devido à proximidade com o país.

Em nota, o o Ministério da Agricultura da França afirmou que o caso está sendo monitorado. “Do lado das autoridades francesas, os serviços do Estado estão totalmente mobilizados para monitorar qualquer alerta e apoiar os profissionais”.

Surto da peste suína africana

A fazenda em que a doença foi identificada mantinha 35 animais criados ao ar livre, que foram abatidos imediatamente. Autoridades sanitárias locais definiram, ainda, uma zona de proteção em volta da propriedade e definiram medidas de emergência, como o abate de animais, destruição de produtos, eliminação de cadáveres e restrições à movimentação de suínos, produtos e subprodutos.

A peste suína africana é uma infecção viral grave que afeta porcos selvagens e domésticos e, geralmente, é fatal para eles, mas inofensiva para os seres humanos. O consumo da carne possivelmente contaminada também não apresenta riscos à saúde.

Muito presente na Ásia, a PSA circula há cerca de dez anos na Europa Oriental e o primeiro caso na Alemanha ocorreu em 10 de setembro de 2020. Desde então, casos de PSA foram registrados em Brandemburgo e na Saxônia. Em 2021, também foram notificados em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Fonte: Broadcast Agro adaptado por Qualittas

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos