Conheça o perfil dos alunos que fazem cursos online

De acordo com Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), o ensino a distância cresce em um ritmo maior que o presencial. Para saber se você possui o perfil correto para estudar em casa, veja quais são as características necessárias para se sair bem nos cursos online.

ead

Autonomia e disciplina

A dinâmica de aprendizado é de responsabilidade do aluno, sendo assim, é preciso ser organizado e saber administrar o próprio tempo. Ser proativos e ter autonomia de estudo são outros fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso.

O ideal é que o acesso às aulas seja diário para que haja um ritmo, mas se isso não for possível, o recomendável é que se estude no mínimo de quatro a oito horas por semana.

Leitura e interpretação

Tal qual ocorre nos cursos presenciais, é comum que alunos sem o hábito de ler e escrever apresentem dificuldades para interpretar as informações e se expressar.

A familiaridade com a leitura faz com que o estudante não se sinta sobrecarregado ao se deparar com textos densos e extensos, comuns em algumas carreiras na graduação e na pós-graduação.

Fluência tecnológica

Embora seja desejável que os alunos possuam uma certa destreza com a informática, a fluência tecnológica não deve ser uma barreira para quem não domina completamente essa linguagem.

Esse argumento ganha mais força conforme a educação à distância e presencial se aproximam uma da outra. A tendência pode ser verificada em países onde os cursos já mesclam características de ambas as modalidades.

Fonte: Estadão

Facebook

Arquivos

1 Comment Posted

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos