Confira como será a vacinação dos médicos-veterinários contra a COVID-19.

Nesta segunda-feira (18), o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde confirmou que médicos-veterinários, técnicos e auxiliares da área estão entre os trabalhadores de saúde contemplados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, documento que descreve os grupos prioritários e as recomendações para a imunização contra o novo coronavírus.

 

O Ministério da Saúde destaca que os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais e na defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância ambiental em saúde, epidemiológica, sanitária e de zoonoses, o que os tornam mais suscetíveis à doença. Todos os postos de saúde dos municípios, estados e do Distrito Federal devem disponibilizar a vacina para os médicos-veterinários, que precisam apresentar sua carteira de identidade profissional para ter direito à vacinação.

 

O Informe Técnico do Ministério da Saúde afirma que os estados e municípios podem adequar a priorização de acordo com a realidade local e a quantidade de vacinas disponíveis, levando em conta que é necessário duas doses para efetivar a imunização. Sendo assim, os grupos com maiores riscos de contrair o vírus e ter um agravamento, que poderá levar ao óbito pela doença, além dos profissionais de saúde que estão diretamente na linha de frente serão os primeiros a receber a vacina. Ressaltando que são os profissionais que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), prontos-socorros, ambulâncias, hospitais de tratamento para COVID-19 e as equipes de vacinação que irão imunizar a população. Em seguida, serão vacinados os demais trabalhadores da área da saúde.

 

A estimativa do Ministério da Saúde é de que os grupos de maior risco para o agravamento da doença e com maior exposição ao vírus sejam vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.

 

Fonte: CFMV

 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos