Como e quais redes sociais escolher para meu negócio?

No momento atual, o digital cresce exponencialmente e o seu negócio precisa se posicionar de forma estratégica nas redes sociais, site, blog, e-mail marketing, utilizando métricas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a habilidade de se colocar nas primeiras colocações do de buscas no Google Ads.

Como definir as redes para o seu negócio

A princípio, a nossa preocupação é criar uma conta social para sua empresa ou negócio, mas esta não é a melhor forma de fazer isso. Será preciso desenvolver um planejamento estratégico para envolver o público e definir quais as redes sociais mais adequadas para o negócio.

A empresa tem que se posicionar estrategicamente nas redes sociais, para ampliar, influenciar, atrair e engajar o público com seu produto ou marca, desta forma conseguimos otimizar e aumentar o alcance com os seus clientes, por meio de um conteúdo, criativo, inteligente, genuíno e personalizado.

A sua empresa precisa estar presente em todas as redes sociais?

A resposta é não. Algumas redes são destinadas a um público específico, oferecendo propostas e formatos diferentes. Por exemplo, o Instagram é uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos e publicações do aqui e agora, ou seja, um conteúdo mais efêmero. Atualmente é a rede social mais popular no Brasil, mas você precisa saber onde está o seu público. Ter uma página nessa rede significa que ela pode ser de grande utilidade para sua empresa, na qual há a necessidade de expor e valorizar seus produtos, serviços, conteúdos na internet de forma a gerar resultado em vendas.

Para os negócios que necessitam de uma comunicação mais dinâmica para apresentar o seu produto ou serviço, como empresas que oferecem cursos profissionalizantes, o Youtube é uma das plataformas mais indicadas, pois oferece possibilidade de mostrar um resumo do seu material através da produção de conteúdo audiovisual.

Em suma, a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Você apenas precisa saber em quais redes o seu público-alvo se encontra e como produzir conteúdo de forma organizada e eficiente para as mídias que apresentarem os melhores resultados para o seu negócio e as melhores oportunidades para a jornada de compra do cliente.

Os 3 pilares de uma rede social 

Se pensarmos nas pessoas que estão no Instagram, no Facebook e em tantas outras redes sociais, veremos que elas estão em busca de conteúdos que já fazem parte das suas rotinas. Para tal posicionamento, os 3 pilares de uma rede social são:

  •         Conteúdo
  •         Conexões
  •         Pessoas /Marcas

Seja gerado por pessoas, empresas ou marcas, o conteúdo irá aumentar a visibilidade na internet e é fator primordial para uma rede social.

As empresas que se destacam no mercado são as que utilizam Marketing de Conteúdo, mas o que isso significa? É a estratégia de produzir conteúdo para seu público-alvo, que auxilia em todo o processo de compra, além de atrair o público de forma natural e espontânea. Ajuda também a resolver alguns problemas que o público possui.

Outro elemento muito importante para compor uma rede social são as marcas, empresas, profissionais especialistas, influenciadores, artistas, pessoas, etc. A interação desses elementos é muito importante para o público.

O último pilar que compõe uma rede social são as conexões, isto é, as interações entre as pessoas com os conteúdos, logo, todos serão envolvidos nesse processo.

Para ser bem-sucedido em uma estratégia de rede social, é extremamente necessário apostar em conteúdo para fixar a sua marca na mente do consumidor. Afinal, sem ele, não haverá a interação, interesse e presença digital de sua marca, negócio ou produto.

Portanto, lembre-se sempre desses três pilares, utilize-os para orientar o seu planejamento estratégico com uma gama de conteúdos inteligentes para atrair e converter seu público em novos clientes.

Por onde começar? 

É preciso estabelecer uma estratégia bem definida. Comece a responder as seguintes perguntas: onde está o público que quero atingir? Qual a sua afinidade com essa rede social? Quais os recursos eu possuo? Qual a minha experiência em criar e produzir vídeos?

A princípio, é preciso começar a construir a sua identidade e compreender a missão de seu negócio. Que resultados você espera atuando nas mídias sociais? Onde você quer chegar? Como você quer que a sua empresa seja vista pela sua audiência? Qual o posicionamento da sua empresa?

Sabendo disso, partimos para a parte tática: onde postar? Como eu posto? Que horas devo postar? Faço imagens? E os títulos?

Sempre comece fazendo uma pesquisa de persona nas redes sociais e no Facebook Insights, planeje as palavras-chaves no Google Ads para traçar a estratégia, criando assim o mapa de conteúdo que será postado, definindo, antes de tudo, o DNA do conteúdo para marcar a sua presença on-line. Caso você não siga esse roteiro, estará no caminho do fracasso, realizando postagens aleatórias e não chegando a lugar nenhum.

 Último passo

Aprenda a usar as redes sociais ao seu favor. É essencial para conseguir ter uma boa estratégia para sua marca no ambiente digital. Se você quer ampliar a sua divulgação e fazer com que a sua marca seja vista em todos os lugares, é essencial prestar atenção em suas redes sociais, afinal, são elas que podem levar o seu negócio para milhares de clientes mantendo o sucesso nas vendas de produtos e serviços. Sucesso a todos! 

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos