Com maior rebanho comercial do mundo, pecuária brasileira ganha destaque na economia e exige especialização adequada

Impulsionada pelo título de maior rebanho comercial do mundo, a pecuária brasileira tem ganhado destaque na economia. Isso reflete em um mercado concorrido, que demanda, sem dúvidas, em uma especialização adequada, como uma pós-graduação em reprodução e produção de bovinos.

“Temos o maior rebanho comercial do planeta. Os produtores tem buscado inovações, tecnologias e alternativas para melhorar o plantel não só em quantidade, mas em qualidade”, diz o professor do curso de Pós-Graduação de Reprodução e Produção em Bovinos, da Faculdade Qualittas, Emanuel Faleiros.

Um mercado, por sinal, bem promissor. “Contamos com um mercado consumidor ávido pelo produto, tanto no mercado interno, que depende de um poder aquisitivo para comprar a carne, quanto na exportação, como o mercado da China, que busca o nosso produto, e outros mercados, nível Europa. A bovinocultura é uma área em crescimento e expansão”, comenta Faleiros.

Para atender essa demanda que busca por maior eficiência e excelentes resultados, a produção e reprodução de bovinos, seja de corte ou de leite é uma área em alta no mercado e requer profissionais extremamente capacitados.

“Os produtores tem buscado melhores projetos de viabilidade técnico e econômico de sua propriedade. Para o médico-veterinário é uma área em expansão e muito exigente. Ele terá que estar atualizado em todos os setores da bovino cultura, que oferece um gama de trabalho, pois os produtores estão necessitando de atualização, tecnologias e alternativas mais baratas de produção, e com isso buscam veterinários da área para viabilizar seus projetos produtivos”, explica o professor. 

Quais as necessidades para quem trabalha com produção e reprodução de bovinos?

Segundo o professor, os médicos-veterinários precisam dominar a área de produção e reprodução de bovinos, além de estarem atentos ao gerenciamento destas empresas rurais para conseguir copilar toda a parte de produção e economia para viabilizar o sistema produtivo.

“Eles devem estar atualizados e compreender a relação entre a nutrição dos bovinos, como saber a sanidade, melhoramento genético, acasalamento e aplicação de um bom planejamento e execução das biotécnicas reprodutivas”, aponta o especialista.

Biotecnologias reprodutivas

Antes de decidir o momento ideal de submeter a uma vaca ao processo reprodutivo, é necessário estar atualizado e conhecer suas exigências nutricionais no decorrer de seu ciclo de produção. Por falar em biotécnicas de reprodução, o médico-veterinário deve ser capaz de indicar qual é o melhor momento de aplicar cada uma delas, de acordo com a situação da fazenda e do animal.

“Este profissional com uma pós-graduação em reprodução de bovinos deve estar antenado sobre Inseminação artificial, Inseminação artificial em Tempo Fixo (IATF), Aspiração Folicular (OPU) para FIV, Transferência de Embriões em Bovinos e Diagnóstico gestacional precoce”, detalhe o professor.

Sexagem fetal

Além das biotécnicas de reprodução, este profissional deve estar apto a realizar o exame andrológico em bovinos, fundamental para a eficiência reprodutiva do rebanho e utilizado principalmente para a seleção dos touros reprodutores e o acompanhamento de seus desempenhos reprodutivos.

Além disso, precisa dominar a anatomia interna do animal para fazer um bom exame ginecológico em fêmeas. Desse modo, será capaz de reconhecer o melhor momento do ciclo estral, além de diagnosticar patologias reprodutivas.

Agora que você já sabe as atribuições do médico-veterinário com especialização em reprodução de bovinos e também na parte de produção, deve estar se perguntando: O mercado realmente precisa desse profissional? Afinal, não adianta investir em algo que não se tem retorno! Continue lendo para saber um pouco mais sobre o assunto!

Quais os benefícios de uma pós em reprodução de bovinos?

A alteração nos padrões zootécnicos de produção gerou a necessidade de ter um especialista no setor de reprodução e produção de bovinos para atender as necessidades e alto nível dos produtores. Porém, nem todo médico-veterinário possui todos os conhecimentos.

Foi pensado em englobar todas as áreas da bovino cultura, que a Faculdade Qualittas criou a Pós-Graduação de Reprodução e Produção de Bovinos. “Unimos desde modelos de reprodução, fisiologia, endocrinologia das fêmeas bovinas, modelos ligados aos machos reprodutores à exame endológico. Tudo para que o técnico esteja apto para a produção, ultrassonografia reprodutiva, identificação de enfermidades, idades gestacional, modelos das biotecnologias, de gestação, desde um diagnóstico da propriedade, passando por uma evolução de rebanho. Ou seja, sairá do curso preparado e pensando em produção, reprodução e na gestão destas empresas rurais. Englobando todas essas áreas da bovinocultura, que é o ponto chave da Pós-Graduação”, detalha Faleiros. 

Viu só como o conhecimento é a chave para solucionar problemas encontrados na produção e reprodução de bovinos? E, nem sempre essa competência se adquire na graduação. Então, para te ajudar a traçar uma nova jornada na sua vida profissional a pós-graduação é parte essencial desta caminhada!

Conheça o curso de Pós-Graduação em Reprodução e Produção de Bovinos da Faculdade Qualittas. 

Você poderá obter maiores informações e fazer a sua inscrição neste link

https://www.qualittas.com.br/curso/reproducao-e-producao-de-bovinos/

A Faculdade Qualittas conta com outras especializações no setor de bovinos como Nutrição e Produção de Bovinos. Acesse nosso site para conhecer nossos cursos neste setor www.qualittas.com.br

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos