Dinossauro apela aos líderes governamentais para que ajam na crise climática, antes que seja tarde demais

A cena é chocante! O cenário é a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e o protagonista da animação é um dinossauro falante e furioso que convoca líderes governamentais a agirem para combater a crise climática. No vídeo, o Velociraptor produzido por computação gráfica invade a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Assembleia Geral e faz críticas ao financiamento de combustíveis fósseis. A produção faz parte da campanha “Don’t Choose Extinction” (Não Escolha a Extinção, em tradução livre), lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Essa é a mensagem que o animal transmite em seu discurso. Para o dinossauro, os seres humanos têm a chance de criarem uma economia mais verde na retomada econômica depois da pandemia. “Essa é a grande chance da humanidade!”, aponta. Na ação, compara os combustíveis fósseis aos meteoros que causaram a extinção de sua espécie. “Vocês estão no caminho de um desastre climático, e ainda assim os governos gastam centenas de bilhões de verbas públicas em subsídios para combustíveis fósseis. Imaginem se tivéssemos desembolsado centenas de bilhões por ano em subsídios para meteoros gigantes. É isso que vocês estão fazendo agora”, alerta.

Os diplomatas que participam do vídeo assistem incrédulos ao discurso do dinossauro, que exige mudanças para combater a mudança climática. Esta é a primeira vez que um vídeo produzido com imagens geradas por computador é filmado na sede das Nações Unidas.

Uma escolha que pode mudar o mundo

Segundo pesquisa lançada pelo Pnud, o mundo gasta, por ano, cerca de US$ 423 bilhões para subsidiar combustíveis fósseis. O valor é equivalente a quantia necessária para fornecer vacinas contra a Covid-19 para todas as pessoas do mundo e três vezes mais do que o valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema.

Com tantas pessoas vivendo na pobreza, o dinossauro questiona os líderes mundiais se não faz mais sentindo ajudar essa parcela da população do que pagar por algo que pode acabar com a espécie humana.

Fonte: ONU News adaptado para Qualittas

Assista ao vídeo da campanha!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos