Campanha alerta para saúde mental do médico-veterinário

Rodeada de tabus e preconceitos, a saúde mental é um tema que precisa ser debatido e tratado com a seriedade que merece. Pesquisas realizadas nos EUA e no Reino Unido, comprovaram que as taxas de depressão, Síndrome de Burnout e de ideação suicida são crescentes entre os médicos veterinários. Contudo, ressalta-se que ainda não temos estudos a respeito dessa temática no Brasil, por isso não podemos falar sobre essas taxas na medicina veterinária brasileira.

Diversas campanhas como a atual “Med. Vet., você não está sozinho” promovida pela Ekôa Vet @ekoavet, primeira Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária, formada por psicólogos e médicos- veterinários, têm sido produzida e divulgada com foco em debater a importância desse assunto e ajudar essa classe profissional.  

Segundo Adriano Baldaia, médico- veterinário e um dos sócios fundadores e secretário da Ekôa Vet, “A campanha surge da necessidade de acolhimento e cuidado emocional que a classe veterinária demanda. Essa ação tem que ser constante, duradoura, com frequente engajamento, porque estima-se que muitos veterinários não possuem suas dores validadas, sendo assim, a Ekôa Vet pode tornar-se esse canal de comunicação e instrução.”

De acordo com dados informados pela associação, a campanha,de forma orgânica, rendeu um engajamento global intenso. “Conseguimos cerca de 50 mil visualizações e milhares de compartilhamentos aqui e fora do país”, relatou Adriano. A repercussão da campanha reflete a importância do tema e a preocupação dos veterinários com esse tema, especialmente aqueles que precisam de acolhimento.

A Faculdade Qualittas e todo seu corpo docente apoia a campanha que vem chamar atenção para esse assunto que, por anos, foi negligenciado na rotina veterinária. A ação mostra que os profissionais não estão sozinhos neste momento tão delicado, e contribui para que essa mensagem de cuidado chegue a cada indivíduo que está precisando de apoio.

Muitos médicos veterinários tiraram uma foto ou fizeram um vídeo apresentando a mensagem e publicaram no seu feed e nos stories, visando auxiliar este lado emocional deste profissional que tanto dribla os desafios impostos à mente em sua rotina.

Movido pela causa, o Mentor da Pós-Graduação na área de Oncologia Clínica e Cirúrgica na Faculdade Qualittas, Carlos Eduardo Rocha, fez questão de destacar nesse vídeo abaixo a importância da campanha e ressalta, como sempre, que vale a pena lembrar: você não está sozinho!

Participe também em prol dessa campanha e compartilhe para que mais médicos-veterinários recebam essa mensagem!

Juntos, certamente conseguiremos fazer a diferença na vida de muitas pessoas!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos