Bolas de pelo podem causar obstrução intestinal em gatos

Um dos hábitos mais comuns observados em gatos é o de se lamber. Com o objetivo de se higienizar, o ato também pode trazer efeitos colaterais, como bolas de pelo.

Com as sessões de limpeza do corpo, alguns pelos ficam presos na língua e são engolidos. Como o organismo não é capaz de digerir, é comum que sejam expelidos pelo vômito ou nas fezes. Quando o felino não apresenta sintomas diferentes, como alteração do apetite, é sinal de que está tudo normal.

O problema é quando o animal não consegue eliminar as bolas de pelo e elas se acumulam no sistema digestivo. “Esse acúmulo pode desencadear uma obstrução intestinal com o tempo. Em alguns casos, só uma intervenção cirúrgica pode resolver”, explica o médico-veterinário Marcello Machado.

Devido isso, um cuidado que não pode faltar é a escovação do gato, que ajuda a retirar pelos mortos e reduzir a quantidade que o animal ingere na lambedura. A alimentação também é aliada. Dê preferência a rações fabricadas com proteína de fontes nobres, que proporcionem melhor aproveitamento dos nutrientes e sejam enriquecidas com compostos que atuam na eliminação das bolas de pelo.

O quadro é mais frequente em gatos de pelo médio e longo, mas nenhum está livre, por isso a recomendação de ficar sempre atento ao seu bichinho.

 

(Fonte: Total Alimentos)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos