ARTIGO: Marketing de relacionamento com clientes

Marketing de relacionamento com clientes

O Marketing de Relacionamento visa estimular a lealdade através da humanização do contato com os clientes

 

Por Francis Flosi

 Com certeza você já se deparou em sua clínica com aquele vendedor ou representante que insistentemente tentou vender um determinado produto e você parou e pensou: “Poxa vida, como posso dispensá-lo? Tenho tanta coisa a fazer”.

A partir deste momento, devemos considerar que Marketing de Relacionamento não se restringe apenas aos cuidados para com os clientes: é uma ação muito mais ampla e dinâmica. O bom relacionamento do veterinário com estes distribuidores tem como objetivo a formação de parcerias, um benefício que, agregado aos interesses mútuos, tornam a relação sólida e fiel. Sua clínica já deve ter passado por situações semelhantes à descrita, por outro lado, este exemplo fica bem nítido quando o veterinário necessita fazer campanhas publicitárias, promoções, com o intuito de alavancar sua rentabilidade e não tem recursos financeiros suficientes para desenvolver com sucesso estas iniciativas. É neste momento que entra a importante parceria formada através do Marketing de Relacionamento, que representa uma nova postura na interação entre uma empresa e seus clientes.

A experiência demonstrou que a concorrência acirrada entre as empresas tornou isso mais óbvio, que a satisfação do cliente não se resume à aquisição de produto ou serviço, mas na sua avaliação contínua após a venda.

Mais ainda: ele espera que a empresa possa continuar lhe prestando atendimento – e de qualidade – mesmo após se ter encerrado o processo da compra do produto. A relação entre uma empresa e seu cliente é para sempre. Se isso não ocorre, o cliente com certeza sairá a procurar outros produtos, outras marcas, outros fornecedores.

O Marketing de Relacionamento parte deste princípio e desta constatação e pratica o conceito de fidelização do cliente. Investe, prioritariamente, na manutenção do cliente já conquistado, embora, é óbvio, não descarte a conquista do cliente potencial, porque esta cada vez mais difícil conquistar clientes novos, e cada vez mais fáceis perder os que já se possui.  O Marketing de Relacionamento se apoia em bancos de dados  que permitem um conhecimento das demandas, expectativas e necessidades dos clientes, o que garante a oferta de produtos e serviços aos seus clientes.

 

Dica:

Marketing de Relacionamento, de Terry Vavra, São Paulo, Atlas,

Marketing de Relacionamento, de Ian Gordon, São Paulo, Futura,

 

 Francis Flosi –  Medico Veterinário

 Pós-graduado em Marketing de Serviços

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