Alimentos de origem animal podem causar intolerância ou hipersensibilidade em cães

Alguns cães podem apresentar sensibilidade digestiva ou de pele ao consumirem alimentos elaborados com carne bovina ou frango. “Quando o cão tem sensibilidade a qualquer uma dessas fontes proteicas, indica-se um alimento elaborado com ingredientes diferentes, como cordeiro ou peixe, que também são proteínas de alta qualidade e que podem trazer benefícios”, afirma a médica-veterinária Bárbara Benitez.

Segundo ela, raças como pug, shar pei, dachshund, bulldog francês e lhasa apso estão entre as mais propensas a apresentar sensibilidade a algumas fontes proteicas de origem animal.

Existe, porém, diferença entre intolerância e hipersensibilidade alimentar. A hipersensibilidade ou alergia é a resposta imunológica devido à ingestão de alérgenos específicos, como as proteínas de origem animal.

Já a intolerância alimentar é resposta fisiológica anormal não imunológica que ocorre por meio de um alimento. Como as proteínas de origem são os principais causadores de alergia, nota-se que, nas intolerâncias, também há benefícios com a mudança da fonte proteica.

Em geral, a sensibilidade do cão é revelada por meio de sinais, como pelo opaco, queda de pelo, descamação da pele e fezes diferentes do usual. Se isso acontecer, é preciso que o animal seja avaliado pelo médico-veterinário, para que o profissional verifique qual é o alimento correto indicado.

 

(Fonte: Total Alimentos)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos