10 dicas para ser promovido no trabalho

Para ajudar quem quer aproveitar o bom momento para conseguir uma nova posição na carreira, selecionamos dez dicas que podem ajudar a alcançar esse objetivo.

1 – Conheça todos os processos da empresa: um conhecimento de todo o processo da empresa aumenta as chances de uma promoção, inclusive para ocupar cargos em outras áreas.

2 – Enxergue seu papel no resultado final: ao reconhecer como a sua função influencia o resultado final da empresa, o profissional passa a valorizar o trabalho e consegue identificar quais pontos de sua tarefa podem ser melhorados para colaborar ainda mais no resultado.

3 – Identifique-se com os valores da organização: é recomendável que o profissional busque trabalhar em uma organização em que a cultura e os valores sejam parecidos com os dele.

4 – Saiba ouvir e responder feedbacks: muitas empresas aplicam avaliações de desempenho em seus funcionários, possibilitando-os conhecer quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas para entregar os resultados esperados pela companhia.

5 – Observe o seu superior: é imprescindível que a pessoa que deseja subir para o próximo degrau observe quais habilidades o seu superior tem e que ele ainda precisa desenvolver.

6 – Tenha paciência: o profissional não deve se frustrar caso as oportunidades não apareçam no tempo planejado.

7 – Sinalize sua intenção de subir: é recomendável que a pessoa converse com os seus líderes e com o setor de Recursos Humanos sobre os seus planos de crescimento na companhia, deixando claro que, caso surja uma nova vaga em um nível de seu interesse, gostaria de se candidatar.

8 – Demonstre segurança: ainda que o funcionário demonstre habilidade na função atual e tenha as competências para assumir o papel exercido pelo seu superior, a empresa precisa ter certeza de que o colaborador conseguirá lidar com a pressão e as novas responsabilidades de sua nova posição.

9 – Humildade para aprender: ao contrário do que pode-se pensar, quanto maior o cargo e a experiência, menores são as chances de promoção.

10 – Mantenha um bom relacionamento com todos: um bom relacionamento interpessoal é essencial para aumentar as chances de ascensão do funcionário, principalmente porque as promoções normalmente implicam em uma nova função, a de delegar tarefas a subordinados.

Fonte:  Economia IG

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