Viagens internacionais exigem passaporte para pets

Tempo de férias, descanso e viagens em família, o que inclui o filho de quatro patas. Mas nem sempre é uma tarefa simples viajar com os pets e alguns cuidados são essenciais para garantir que as férias ocorram sem estresses. No caso de viagens internacionais, para levar o pet é necessário obter o Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que são emitidos gratuitamente pelo Vigiagro e comprovam que o cão ou gato atende às exigências sanitárias do país de destino.

O passaporte leva um mês para ser expedido pelo Vigiagro e o certificado veterinário internacional pode ser emitido até mesmo no dia do embarque, conforme demanda da unidade. Para solicitá-los, deve-se ir até as unidades do Vigiagro em aeroportos, portos ou postos de fronteira, como também procurar uma das superintendências federais de agricultura nos estados. Após emitido o passaporte, ele poderá ser usado durante toda a vida do animal, desde que seja acompanhado de comprovante de vacinação atualizado, e não tem prazo de validade. Enquanto que o CVI deve ser emitido antes de cada viagem.

As viagens internacionais, assim como as nacionais e demais passeios de fim de semana, também requerem dos tutores um planejamento, pois é importante conhecer as exigências do destino, principalmente se for outro país, afinal cada um tem seus procedimentos para autorizar a entrada de animais domésticos. Um exemplo é o Japão, que pode demorar até seis meses para emitir a autorização oficial, pois, sem ela, não se pode validar o CVI.

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, Aral Saldanha de Aquino, dependendo do país, pode ser aceito apenas o CVI ou o passaporte para a entrada do animal, mostrando que um documento pode substituir o outro. Os membros do Mercosul (Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela, além do Brasil), Brunei, Colômbia, Gâmbia e Taiwan reconhecem os dois documentos como oficiais para o ingresso dos pets, mas também há países que só permitem a entrada de cães e gatos exclusivamente por meio do CVI. Por outro lado, para retornar ao Brasil, é necessário tirar no país de destino outro certificado atendendo aos requisitos sanitários do Brasil. Apenas em países do Mercosul, o CVI de saída do Brasil é válido também para o retorno do animal.

Além da preocupação com o passaporte ou certificado, os tutores dos pets precisam seguir algumas recomendações para garantir uma viagem tranquila para ambos, como levar os animais de estimação ao veterinário para averiguar as vacinas. Mais detalhes sobre viagens nacionais e de carro, por exemplo, podem ser encontradas aqui.

 

(Fonte: MAPA)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos